8 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Três amigos juntos por um objectivo comum: Divulgar Alvaiázere

1 de Junho 2018

A janela do computador, do telemóvel ou do tablet serve de porta de entrada para conhecer o concelho de Alvaiázere e o que este tem de melhor. Falamos obviamente do projecto Divulgar Alvaiázere (DA), que consiste em 11 ferramentas online com informação, fotografias e vídeos deste território situado no Pinhal Interior Norte e distrito de Leiria. A ideia partiu de “um grupo de amigos que adora Alvaiázere” e por isso decidiu aplicar os seus conhecimentos e recursos na promoção e desenvolvimento da sua terra. Milhares de seguidores acompanham este trabalho.

António Castelão, Hugo Capela e Luís Santos são três amigos que têm muito em comum. O interesse por Alvaiázere é uma dessas coisas. Por isso, decidiram utilizar os seus conhecimentos e as suas experiências a favor do concelho onde vivem, reforçando os mecanismos de divulgação do património, tradições, cultura e eventos alvaiazerenses. O resultado é um portal (www.divulgaralvaiazere.com) que funciona como um “guia turístico” do território, que “visa mostrar às pessoas o fascínio deste concelho”. Mas há mais. As páginas de Facebook, Instagram, Youtube, Issuu, Twitter, Tumblr, Google+, Pinterest, Flickr e Kanal Meo reforçam a divulgação do concelho, permitindo levar o nome de Alvaiázere além-fronteiras e desafiando os internautas a uma visita.

“A ideia surgiu num jantar casual de amigos”, contaram ao TERRAS DE SICÓ os promotores do projecto, que utilizam “os recursos e os nossos conhecimentos para destacar ainda mais Alvaiázere no panorama nacional”, num trabalho que é potenciado a nível internacional através da internet, permitindo chegar aos mais variados públicos.

O projecto já não é novo e também não são os únicos que trabalham para divulgar e promover Alvaiázere, os seus genes, costumes, tradições, património, natureza, lendas, história… “Somos apenas mais uma presença no mundo digital que damos a conhecer Alvaiázere, através de fotos, vídeos e pequenas investigações, mas seguindo sempre uma linha de imparcialidade”.

“Alvaiázere diferencia-se nas suas gentes, costumes, tradições, património e natureza, distanciando-se do turismo tradicional”, consideram os três amigos, que preferem apresentar o concelho como “um destino diferente” que “possui locais excelentes para a prática de desportos ao ar livre em contacto com a natureza”, nomeadamente BTT, caminhadas, trail e todo-o-terreno, mas também dispõe de estruturas para a prática de futebol, ténis, entre outras modalidades.

Para o DA, “o ar puro, a natureza, o pôr-do-sol e o silêncio” são alguns dos factores apreciados pelas pessoas que visitam Alvaiázere pela primeira vez e lhes deixam a “vontade de voltar e ficar por mais tempo”.

 

Expansão

Actualmente, o DA promove o território, divulga as actividades e eventos realizados no concelho, organiza regularmente actividades desportivas e um dos seus elementos está na coordenação da Escola de Futebol que, entretanto, iniciou actividade em parceria com o Grupo Desportivo de Alvaiázere (GDA). Mas não vai ficar por aqui. “O projecto está sempre em expansão”, asseguram os promotores, desvendando que em breve “teremos novidades e também projectos baseados em ideias que nos foram propostas”.

“Temos muitas ideias em várias áreas, mas ainda estão no papel”, adiantaram, revelando que “o primeiro que está em vias de se realizar (falta apenas ultimar alguns pormenores) é a inauguração da nossa sede”, cuja localização ainda está em estudo.

“Estamos também a ajudar a freguesia de Alvaiázere a tentar integrar as provas de NGPS no território alvaiazerense e, se possível, criar as Rotas das Aldeias Calcárias no circuito do GeoTour”, desvendaram, sublinhando que o objectivo é sempre o mesmo: “levar o nome Alvaiázere cada vez mais alto, procurando sempre o melhor para o concelho”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM