7 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

SPIN Condeixa permite poupar até 80 por cento nos livros escolares

7 de Junho 2018

O município de Condeixa vai implementar, este ano, o SPIN Condeixa – Programa Intermunicipal de Reutilização de Manuais Escolares, que permite aos munícipes recuperar até 20 por cento das despesas com manuais dos anos anteriores e poupar 60 por cento do preço dos livros para o próximo ano. Contas feitas a poupança pode chegar aos 80 por cento, afirma a autarquia.

“Para além de representar uma despesa muito significativa para as famílias, que gastam cerca de 200 euros em manuais escolares, por filho, todos os anos entre o 5.º e o 12.º ano de escolaridade, a produção dos manuais escolares, que na generalidade são encostados numa prateleira ao fim de 10 meses de utilização, tem um impacto ambiental muito relevante, com a emissão de 20.000 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e o abate de 40.000 árvores. Com a adesão à rede do Programa SPIN, o município de Condeixa dá mais um passo para a gestão sustentável dos recursos e para a universalização dos materiais didácticos de qualidade nas escolas do concelho”, sublinha o presidente da Câmara, Nuno Moita.

No concelho de Condeixa, os gastos anuais com manuais estão estimados em cerca de 100.000 euros e é preocupação do executivo municipal aliviar a factura das famílias na aquisição destes recursos didácticos, no início do ano lectivo e ao longo de toda a escolaridade obrigatória.

De fora deste programa ficam os manuais escolares oferecidos pelo Ministério da Educação, que têm que ser devolvidos, em bom estado, às escolas no final de cada ano lectivo.

“O Programa SPIN é uma plataforma de Reutilização de Manuais Digital e Intermunicipal, totalmente profissional e adaptada aos hábitos e às tecnologias dos dias de hoje. Desenvolvido em parceria com a Book in Loop, o Programa SPIN Condeixa surge assim como uma ferramenta ao dispor de todos e com um objectivo claro e simples: garantir que todas as famílias têm acesso a manuais escolares por 20 por cento do valor que pagariam”, refere uma nota da edilidade.

O processo é simples. Depois de criada a conta, o munícipe deve então registar os manuais que pretende entregar, podendo fazê-lo através do website spincondeixa.pt (na sua conta SPIN, basta escrever o número ISBN do manual para registar o livro e automaticamente o sistema devolverá a informação sobre o manual em causa) ou da aplicação móvel (iOS e android) “Programa SPIN” (apontando a câmara do telemóvel para o código de barras do livro o manual fica registado automaticamente).

Para proceder à reserva dos manuais para o próximo ano, basta entrar na conta e escolher a escola e o ano lectivo de cada um dos filhos. Automaticamente, a sistema apresenta a lista dos manuais que serão adoptados pela escola, podendo seleccionar aqueles que pretende receber. Depois de registada a compra, o sistema emite uma guia. Os manuais devem ser assim entregues num dos pontos de recolha do programa, numa caixa e acompanhados com a referida guia. Finalizadas as recolhas, todos os manuais seguem para um centro logístico da SPIN sendo submetidos a um processo de controlo de qualidade, certificado pedagogicamente pela Universidade de Aveiro.

Este processo garante que apenas os livros em bom estado e que não comprometem a qualidade de aprendizagem, encontram um novo dono.

Em Condeixa, os pontos de recolha são a Escola Secundária Fernando Namora, Escola Básica N.º2 e Câmara Municipal – Gabinete da Educação e a Biblioteca Municipal.

Todos os munícipes podem entregar os seus manuais até dia 27 de Julho. Podem também reservar os manuais para o próximo ano lectivo até dia 3 de Agosto.

“A Book in Loop é uma startup portuguesa, spin-off da Universidade de Coimbra e incubada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, e na Startup Lisboa, que se dedica a desenvolver ferramentas de sharing-economy para o sector da educação. Em 2016 lançou uma plataforma nacional de partilha de manuais escolares, distinguida como melhor site de ecommerce pela associação da economia digital. Este portal já permitiu a mais de 50.000 famílias poupar mais de um milhão de euros em manuais escolares no arranque do ano lectivo”, sublinha a nota de imprensa da Câmara de Condeixa.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM