A Assembleia de Freguesia de Vermoil, no concelho de Pombal, vai promover, amanhã à noite (21h00), uma conferência/acção de sensibilização sobre Segurança Rodoviária.
“A ideia deste debate/conferência surge no seguimento da situação dramática que se vive no troço do IC2/EN1 no concelho de Pombal, particularmente no percurso que atravessa a freguesia de Vermoil. Mas, também, a segurança nas estradas e caminhos municipais, nos meios urbanos, bem como o comportamento e civismo de automobilistas, motociclistas, ciclistas, peões e condutores de tractores e máquinas agrícolas”, refere o presidente daquele órgão, Ilídio Mota.
O autarca recorda os “acidentes terríveis” verificados naquela via, com perdas de vidas humanas, “o que muito nos preocupa enquanto cidadãos, sem que tenham sido entretanto implementadas quaisquer medidas para inverter” a situação.
“Esta via não conhece obras de requalificação há um quarto de século, tendo recentemente o Município de Pombal construído uma rotunda em Pombal e duas meias-rotundas nas Meirinhas, tendo-se substituído às responsabilidades da Infraestruturas de Portugal”, salienta Ilídio Mota, notando que “as causas dos acidentes são diversas, maioritariamente factores humanos, havendo necessidade de uma maior sensibilização para o civismo dos condutores e peões, mas também factores relacionados com falta de infraestruturas de segurança, deficiente sinalização, degradação do IC2/EN1 e trafego intenso, entre muitos outros factores”.
A iniciativa desta sexta-feira vai decorrer na Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha.
Entretanto, para hoje está prevista a visita de um grupo técnico, constituído por proposta da Câmara de Pombal, ao IC2 para avaliar as condições daquela via no troço que atravessa o concelho, bem como ao IC8, também palco de graves acidentes no traçado entre Pombal e Ansião.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM