30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: “As estrelas giram à volta do PO.RO.S” a partir de amanhã

29 de Junho 2018

‘As estrelas giram à volta do PO.RO.S’ até 24 de Outubro, num programa de observação do céu noturno, que permitirá aos participantes a descoberta dos planetas através da mitologia. O programa, que arranca amanhã (sábado, 30), pelas 21h00, com uma sessão subordinada ao tema “Deuses e Planetas”, é resultado de uma parceria entre o Museu PO.RO.S, o Município de Condeixa e o Exploratório Ciência Viva de Coimbra. As entradas são gratuitas.

‘As estrelas giram à volta do PO.RO.S’ não é um simples programa de observação das estrelas, pois esse tipo de actividades há por todo o país, realçou Ana Valadas, directora daquele Museu Multimédia, ressalvando que “nós pretendemos muito mais do que isso, porque pretendemos chegar a um público muito mais vasto”.

Assim, criaram um programa que inclui a observação do céu e a apresentação de temáticas que reflectem sobre “os mitos ligados à astronomia” e “a ligação da astronomia com a astrologia”, tentando “perceber o que significava o céu do ponto de vista simbólico para os romanos e continua a significar para toda a humanidade”. Afinal, “os romanos também já olhavam para o céu e projectaram no céu a sua mitologia”.

“Estamos a trabalhar com o PO.RO.S na procura de novos conceitos para potenciar a acção das duas instituições”, reconheceu o director do Exploratório Ciência Viva de Coimbra, Paulo Trincão, que considera o PO.RO.S “um centro absolutamente excepcional a nível nacional”, que “trata a romanização de uma forma interactiva, moderna e criativa”, pelo que “achamos que é uma mais valia para o Exploratório trabalhar com o PO.RO.S”.

No seguimento desta parceria, decidiram apostar num “programa único ligando a posição dos astros à mitologia dos romanos”, cujas sessões se desenrolam num “espaço extraordinário que permite a utilização de microscópios”. “Mas nestas sessões vai haver muito mais do que microscópios, vai haver projecções, conversas e tudo que consideramos que dentro da mitologia permite o envolvimento das pessoas”.

O programa de ‘As estrelas giram à volta do PO.RO.S’ inclui cinco sessões, que decorrem sempre às 21h00, com a primeira a acontecer amanhã subordinada ao tema “Deuses e Planetas”. Já a 27 de Julho a iniciativa debruça-se sobre “Eclipse total da lua”, a 17 de Agosto vai explorar a “Elongação máxima de Vénus”, a 7 de Setembro vai descobrir “Neptuno cheio” e, finalmente, a 24 de Outubro vai desvendar “Úrano cheio”.

De referir que as sessões de Julho, Agosto e Setembro estão também integradas na programação da iniciativa “Ciência Viva no Verão”, pelo que terão uma divulgação a nível nacional e as inscrições poderão ser feitas em http://www.cienciaviva.pt.

“Esta é mais uma forma de promovermos o nosso património romano de uma maneira diferente e inovadora, com uma ideia que sai um bocadinho fora da caixa”, enfatizou o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, salientando que “esta observação das estrelas ligada à temática romana” é “uma forma diferente de valorizarmos este património” que “é um espaço de excelência”. Trata-se de “um evento único, que acontece num espaço único e num contexto único”, sublinhou o autarca, destacando o “esforço do Museu PO.RO.S para que se mantenha actualizado não só do ponto de vista da multimédia, mas também destas iniciativas que também fogem muito à normalidade do que é feito num museu”.

“O PO.RO.S não se fecha neste edifício”, frisou Ana Valadas, alegando que “não queremos olhar só para os romanos no passado”, mas antes desenvolver “esta ideia dos paradigmas da continuidade”, olhando e reflectindo sobre o legado dos romanos.

CARINA GONÇALVES

(Na foto, Paulo Trincão, Ana Valadas e Nuno Moita)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM