28 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Semana da Vila exalta Avelar

16 de Junho 2018

Avelar está em festa de 17 a 23 de Junho. Durante uma semana, muitas são as actividades que vão preencher os sete dias de festejos, com destaque para os espectáculos. Ruizinho de Penacova e Pedro Tochas são alguns dos nomes que vão passar pelo palco dos festejos.

Entre este domingo (17) e sábado (23), Avelar celebra o 23.º aniversário de reelevação a vila. Para isso, a Junta de Freguesia local preparou um vasto programa de animação que inclui música, comédia, desporto, exposições e uma palestra. Trata-se da I Semana da Vila, que pretende assinalar a efeméride de forma marcante, através de um evento que exalte o orgulho avelarense e promova o reencontro da população.

A I Semana do Avelar tem início este domingo (17) com a caminhada “Renascer das Cinzas”. A iniciativa solidária, promovida pela Câmara Municipal de Ansião e a Junta de Freguesia de Avelar, pretende evocar os incêndios ocorridos a 17 de Junho do ano passado, assinalando o fatídico dia com um percurso pedestre que parte do “porto de abrigo” daquela tragédia: o Parque de Jogos Manuel Antunes Pintassilgo, em Avelar. A caminhada tem um valor de inscrição de cinco euros, que reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Ansião.

Apesar do programa arrancar no domingo, a cerimónia de abertura da I Semana da Vila de Avelar só acontece na segunda-feira (18), pelas 18h00, no Salão Nobre da Junta, numa sessão onde será apresentado o novo portal da Junta de Freguesia. Segue-se o içar da Bandeira da Vila no edifício da Junta e a inauguração da exposição de pintura de alguns artistas locais, nomeadamente Albertina Dinis, Jorge Santos e Armandino Silva. Mais tarde, as bolas entram em campo no Torneio de Futsal das Cinco Vilas e Arega (20h30) e no Torneio de Ténis “Avelar Night Open” (21h30).

Na terça-feira (19), as actividades começam às 18h00 com uma arruada pelo Grupo CaGaita, mas o destaque vai para a palestra “Reflectir Avelar – Apontar direcções”, que terá lugar na Escola do Fétal, pelas 21h00.

A quarta-feira (20) começa com mais uma arruada, desta feita com os Amigos da Gaita, que alegram as ruas da vila com a sua música (18h00). As comemorações deste dia terminam na Praça Costa Rêgo com a reunião ordinária da Assembleia de Freguesia (21h00).

O ponto alto dos festejos acontece na quinta-feira (21), pelas 19h00, com a sessão solene evocativa da reelevação de Avelar a vila. As celebrações continuam com um jantar convívio na Praça Costa Rêgo e um concerto do artista popular Ruizinho de Penacova.

Na sexta-feira (22), a animação está a cargo da Sociedade Filarmónica Avelarense, que faz uma arruada pelas ruas da vila (18h00) e brinda os avelarenses com um concerto na Praça Costa Rêgo (21h30).

A I Semana da Vila de Avelar termina no sábado (23) com o encerramento dos torneios de futsal (16h00) e de ténis (15h30), bem como a disputa do Torneio de Futebol Jovem do Atlético Clube Avelarense (9h00). À noite (21h00), o avelarense Pedro Tochas sobe ao palco dos festejos para um espectáculo de comédia. A teclista e vocalista Zezita garante animação pela noite dentro num baile que marca o encerramento desta festa, que pretende atrair muitos visitantes ao Avelar e promover a economia local.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM