30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Avelar homenageou autarcas que lograram a reelevação a vila

22 de Junho 2018

O Avelar prestou homenagem aos membros do executivo da Junta de Freguesia que há 23 anos lograram alcançar a reelevação a vila daquela localidade ansianense. A cerimónia decorreu, ontem ao fim da tarde, na sessão evocativa de mais um aniversário da efeméride de 1995, realizada no âmbito da programação da I Semana da Vila.

“É tempo de agradecermos, do fundo do coração, àqueles que em tempos conseguiram fazer com que este momento fosse histórico para o Avelar, demonstrar o quanto estamos agradecidos pelo excelente trabalho, pela capacidade que tiveram, pelo esforço que desenvolveram há 23 anos, para que recuperássemos o estatuto de vila”, afirmou o actual presidente da Junta, Fernando Inácio Medeiros, na Praça Costa Rêgo, destacando a visão e o empenho do executivo da Junta no mandato de 1993/1997, composto por António Fernando Calé ´Barbosa´ (presidente), Filomena Baptista (tesoureira) e Amândio Matos (secretário).

Para Fernando Inácio Medeiros, “é responsabilidade de todos nós que este estatuto se mantenha por muitos e bons anos, e para isso é preciso manter os equipamentos colectivos a funcionar, nomeadamente os Correios, a escola, o hospital. Temos de tê-los em bom funcionamento para conseguirmos manter este estatuto que nos dignifica e muito nos honra”, realçou.

Pelo mesmo diapasão alinhou o presidente da Câmara de Ansião, António José Domingues, sublinhando que “é preciso continuar a lutar todos os dias pelo sonho de manter o Avelar como vila, de fazer do Avelar uma terra com dinâmica, pessoas, associações e com projecto de futuro”.

Classificando a data como o “dia do orgulho dos avelarenses”, o autarca apelou à união, à afirmação do bairrismo, da identidade e da história, incitando a população local a “lutar pelos seus ideais, a sonhar e a construir a sua terra”.

Em nome dos homenageados, o então líder do executivo da Junta, António ´Barbosa´ agradeceu a “deferência” e lembrou, com evidente emoção, o “processo penoso” que conduziu à aprovação, “por unanimidade”, na Assembleia da República, em 21 de Junho de 1995, da reelevação do Avelar a vila, estatuto perdido em 1836.

Festa até amanhã

As comemorações da reelevação foram este ano alargadas a uma semana inteira porque “merecíamos dignificar ainda mais estes 23 anos”, frisou o presidente da Junta, Fernando Inácio Medeiros, sobre os sete dias de festa, a terminar amanhã, num vasto programa que incluiu, entre outros, música, espectáculos, desporto, exposições e uma palestra.

Hoje, sexta-feira, a animação está a cargo da Sociedade Filarmónica Avelarense, que faz uma arruada pelas ruas da vila (18h00) e brinda os avelarenses com um concerto na Praça Costa Rêgo (21h30).

Amanhã, sábado, último dia dos festejos, encerram os torneios de futsal (16h00) e de ténis (15h30), bem como terá lugar a disputa do Torneio de Futebol Jovem do Atlético Clube Avelarense (9h00). À noite (21h00), Pedro Tochas, um filho da terra, sobe ao palco para um espectáculo de comédia. A teclista e vocalista Zezita garante animação pela noite dentro.

A iniciativa, que terá continuidade nos próximos anos, assegura o presidente da Junta, pretende “contribuir para que os avelarenses se juntem no seio do centro da sua freguesia, e para de alguma forma fazer crescer o bairrismo que era tão característico do Avelar e que algum se tem perdido ao longo dos últimos anos”.

(Na foto acima, António ´Barbosa´, à esquerda, recebe uma lembrança evocativa das mãos do presidente da Câmara de Ansião, António José Domingues, perante o testemunho de Fernando Inácio Medeiros)

 

Filomena Baptista e Amândio Matos recebem reconhecimento


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM