30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere afirma identidade local no feriado municipal

1 de Junho 2018

Junho é o mês de Santo António, das marchas populares e das sardinhadas. Mas em Alvaiázere é também o mês de se enaltecer a identidade local, com um conjunto de actividades mais direccionadas para a comunidade alvaiazerense. E este ano, mesmo não havendo o Alvaiázere Capital do Chícharo, não faltarão motivos de interesse capazes de atrairem a população até à vila sede de concelho. Afinal, a Câmara Municipal está a preparar um conjunto de iniciativas mais focadas nas tradições concelhias e que envolvem as associações locais. Falamos da comemoração do Dia do Concelho, que arranca no próximo sábado (9) e estende-se até 13 de Junho (feriado municipal).

Actividades equestres, folclore, coros polifónicos, marchas populares, sardinhada, arraial com música popular… Um vasto programa de animação, cultura, tradições e condecorações preenche os quatro dias de comemorações do Dia do Concelho, que pretendem “afirmar a identidade alvaiazerense” com “um programa mais direccionado para a comunidade local”, cujas actividades vão desenrolar-se em torno dos Paços do Concelho e da Igreja Matriz de Alvaiázere, explicou ao TERRAS DE SICÓ a presidente da autarquia.

“Este ano, pretendemos efectivamente afirmar e reforçar a identidade alvaiazerense, envolvendo a comunidade e as associações locais nestas comemorações”, realçou Célia Marques, salientando que “iremos ter um programa de actividades direccionadas, precisamente, para a população alvaiazerense”, onde as colectividades terão a oportunidade “de se apresentarem à comunidade, de mostrarem o trabalho que desenvolvem e de se aproximarem da população alvaiazerense”.

Neste sentido, as habituais condecorações do Dia do Município pretendem também enaltecer a identidade local. Por isso, o Município decidiu homenagear as “associações com mais de 50 anos” pelo “contributo que elas têm dado à comunidade em todas as valências”, as quais se traduzem em “respostas que o município não consegue substituir”.

Assim, serão agraciadas a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, o Cabaços Sport Clube, o jornal O Alvaiazerense e a Assembleia de Alvaiázere, revelou a autarca, salientando que “são associações que se mantêm dinâmicas e têm um papel extremamente importante na aproximação do território, no relacionamento interpessoal entre a população e na resposta que dão diariamente através das várias iniciativas que desenvolvem no concelho”.

 

Programa diversificado

O programa comemorativo do Dia do Concelho tem início pelas 21h00 de sábado (9), com o Encontro de Música Polifónica, na Igreja Matriz de Alvaiázere, onde actuarão os grupos Alva Canto, o Coro Infantil de Alvaiázere, o Coral Polifónico de Aveiro e o Orfeão de Arouca.

No domingo (10), pelas 9h00, tem lugar a concentração de cavalos e cavaleiros, seguida da bênção, junto à Igreja Matriz, onde pelas 11h30 será celebrada missa por intenção de todos os alvaiazerenses. Às 12h00 começa o 30.º Passeio Equestre, com desfile de cavalos e cavaleiros desde os Paços do Concelho, seguindo depois por algumas estradas e caminhos do concelho.

A tarde terá as actuações, a partir das 16h30, no Largo da Igreja, do Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos, Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília e Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria. Pelas 18h00, realizam-se jogos tradicionais, seguidos de baile com o Duo Nova Onda.

Na terça-feira (12), véspera do feriado municipal, a noite é de Santo António, com arraial no Parque Multiusos, onde não faltará sardinha, pão e vinho. A partir das 20h30, inicia-se o desfile de agrupamentos de marchas a partir da Capela de Santo António até àquele local, onde à meia-noite há baile com o grupo “Só Ritmo”.

No Dia do Concelho (13), as cerimónias comemorativas tem início pelas 15h00, na Casa Municipal da Cultura. Para as 17h00 está programado um espectáculo/concerto do grupo Sons do Minho, na envolvente da Igreja Matriz, e pelas 19h00 será celebrada missa na Capela de Santo António.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM