29 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Programa “Anos Incríveis” promove competências parentais

14 de Maio 2018

No âmbito das políticas educativas e das acções desenvolvidas em torno da parentalidade positiva, o Município de Soure levou a cabo o programa “Anos Incríveis”, destinado a pais, educadores e cuidadores de crianças entre os 3 e os 8 anos de idade, através de um protocolo de cooperação com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

De acordo com a autarquia, a acção procurou diminuir os factores de risco familiar através da promoção de competências parentais, do fortalecimento das famílias e do aumento da sua compreensão acerca dos vários aspectos do desenvolvimento infantil e das diferentes características temperamentais da criança.

Na sessão de encerramento do projecto, o vereador com o pelouro da Educação, Gil Soares, enalteceu a importância do programa, que considerou ser benéfico para o desenvolvimento de estratégias parentais adequadas às necessidades educativas das crianças.

Desenvolvido ao longo de 14 sessões, com a duração aproximada de duas horas, o projecto teve como objectivo promover a relação entre pais/educadores e filhos/educandos, aumentar e promover a rede de suporte da família e estreitar a relação entre os contextos familiar e escolar. Cada sessão teve por base um tema relacionado com as várias ferramentas a adoptar pelos cuidadores para a promoção de comportamentos positivos nas crianças, e foram ministradas por Sofia Valente e Joana Leitão, formadas em Psicologia e Ciências da Educação.

Os tópicos apresentados são baseados em décadas de investigação, conduzida sobretudo a partir da Universidade de Washington, pela autora do programa, Carolyn Webster Stratton, e a sua equipa. Os programas “Anos Incríveis” estão traduzidos e são utilizados um pouco por todo o mundo, entre os quais Reino Unido, Irlanda, Noruega, Alemanha, Holanda e Nova Zelândia. Agora aplicado no concelho de Soure, pretende-se aumentar as competências dos pais enquanto educadores e o ajustamento das crianças em casa e na escola.

“O Município de Soure congratula-se com esta acção, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver no sentido de promover uma maior qualidade de vida nas famílias, com especial enfoque nas crianças e na sua educação”, refere uma nota da edilidade.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM