29 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: “Andor dos pinhões” sai à rua domingo no Espírito Santo

18 de Maio 2018

O andor, ou “ramo”, enfeitado com dezenas de milhares de pinhões sai às ruas da localidade do Espírito Santo, em Soure, no próximo domingo, nas concorridas festas em honra do santo que dá nome à terra e tem naquela procissão o momento alto.

A tradição é antiga (mais de três séculos) e mobiliza dezenas de pessoas da freguesia que, durante meses, andam numa verdadeira azáfama a apanhar pinhas e a juntar muitos, muitos pinhões. Cerca de 300.000, dizem.

Em Novembro, as pinhas são apanhadas e ficam a secar até Janeiro, altura em que começa o trabalho de recolha dos pinhões. As pinhas são queimadas e abertas para se retirarem os pinhões que são partidos, escolhidos e limpos e enfiados em linha de um metro cada. São necessários cerca de 300.000 pinhões e 800 metros de fio.

Começa então todo o trabalho de enrolar os fios de pinhões no “ramo” que, enfeitado ainda com duas pombas (uma delas também em pinhão) sai à rua durante a procissão, representando o Espírito Santo. No último dia da festa são eleitos os mordomos do próximo ano, a quem é entregue o “ramo” que é desmanchado e oferecido à população.

Distribui-se as fiadas de pinhões e uma fatia de bolo por todas as pessoas que contribuíram para a realização desta festa, antiga de séculos, mas que se vai cumprindo a cada ano. Até porque diz-se lá pelo Espirito Santo que quando não houver ninguém para agarrar no “ramo” ele enterra-se no cemitério e acaba. Ora até hoje, isso nunca aconteceu, e a tradição festiva cumpre-se a partir de hoje.

Esta noite à Festa da Cerveja e baile com o conjunto Vinil. Amanhã, à noite, actua a Orquestra Ligeira da Banda de Soure e há baile com o grupo Kremlin.

No domingo, o “ramo” sai para a capela pelas 14h30, onde uma hora depois será celebrada missa seguida da esperada procissão. À noite, a animação estará a cargo de Augusto Canário e Amigos.

Na segunda-feira, último dia dos festejos, o “ramo” será entregue aos novos mordomos pelas 18h00, e a noite reserva um baile com Graciano Ricardo.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM