7 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Serra de Alvaiázere revive tradição da Festa dos Covões

5 de Maio 2018

A Serra de Alvaiázere é palco, este domingo (6), de uma das mais relevantes celebrações religiosas populares da região: a festa de Nossa Senhora dos Covões.

Segundo a tradição, no primeiro domingo de Maio, as famílias da região juntavam-se em volta dos Covões para um piquenique de “merendas partilhadas” e momentos de “sã confraternização familiar e popular”, desfrutados “no meio de um belíssimo espaço natural”, recorda o presidente da Al-Baiäz, Mário Rodrigues.

Por isso, “a nova direcção da Al-Baiäz, que acabou de tomar posse, decidiu, como primeira iniciativa pública, incentivar os seus associados e a população em geral, a recuperar a antiga tradição dos ‘piqueniques’ ou ‘merendas partilhadas’ que existia antigamente na Festa dos Covões e que foi caindo em desuso nas últimas décadas”, adiantou aquele dirigente.

“Sem se imiscuir na organização da festa, a cargo da Paróquia de Santa Maria Madalena (Alvaiázere) e da Confraria de Nossa Senhora da Apresentação (Covões), a Al-Baiäz limita-se a divulgar o valor histórico e cultural de um evento que durante séculos teve uma importante dimensão regional, atraindo romeiros da Alta Estremadura e da Beira”, salienta Mário Rodrigues, frisando que a direcção da Al-Baiäz apenas dará “um pequeníssimo apoio, meramente subsidiário”, para a divulgação desta festa de origem milenar.

Além disso, “também editaremos uma pagela com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, impressa em 1953, que antigamente se vendia aos participantes na romaria”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM