15 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal:Académicos, empresários e produtores discutem futuro da floresta

17 de Maio 2018

Com o Alto Patrocínio da Presidência da República, o Município de Pombal promove, este fim-de-semana (18 a 20 de Maio), no Expocentro, a segunda edição da Feira Nacional da Floresta, que pretende ser um fórum alargado para a discussão do papel e do futuro do sector em Portugal.

“Evidenciar o papel da floresta como propulsor da economia nacional, bem como um sector gerador de emprego e de desenvolvimento sustentável” é o objectivo primordial deste evento, que pretende ainda ser “um veículo para a sensibilização junto do público em geral para a necessidade da defesa e protecção deste extenso património existente em Portugal”, realça uma nota da autarquia.

Durante o certame, e para além da componente comercial que a Feira acarreta, serão promovidos vários debates e workshops sobre diferentes temáticas ligadas à fileira da floresta, que contarão com a presença de académicos, empresários e profissionais da área.

Temas como a segurança na actividade florestal, a produção sustentável, a gestão tecnológica da floresta e as potencialidades da Biomassa serão alguns dos focos de discussão e debate ao longo de três dias, que trarão a Pombal especialistas de Portugal e da Noruega.

O programa inclui ainda um momento solidário, destaca a organização, referindo-se à Caminhada do Tição que, no sábado (19), pelas 9h30, fará o percurso entre a Capela de Nossa Senhora de Belém e a Capela de Nossa Senhora da Estrela, na Serra de Sicó. Esta actividade tem um custo de inscrição de cinco euros, que garante a oferta de um cajado feito a partir de madeira queimada proveniente do concelho de Castanheira de Pêra. As receitas desta caminhada reverterão, assim, a favor dos Bombeiros Voluntários daquela vila do Norte do distrito de Leiria.

A programação da Feira Nacional da Floresta tem também um conjunto de demonstrações e de ateliers, estes últimos destinados aos mais novos.

De referir que o certame está aberto ao público na sexta-feira (18) das 14h00 às 23h00, no sábado (19) das 10h00 às 23h00 e no domingo (20) das 11h00 às 19h00.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM