A envolvente ao castelo medieval de Penela vai ser requalificada numa intervenção orçada em cerca de 300.000 euros, de acordo com o anúncio ontem publicado em Diário da República.
Segundo a memória descritiva do projecto, a que a agência Lusa teve acesso, o Plano de Intervenção dos arranjos exteriores do castelo de Penela visa principalmente a requalificação paisagística da encosta do lado norte/nascente.
“A mata que agora apresenta encontra-se desordenada e pouco qualificada, muito devido a espécies infestantes que ali germinaram fruto do acaso”, refere o documento.
A intervenção, que tem o preço base de 303.603 euros, consiste no abate de espécies infestantes e plantação de árvores autóctones e a criação uma rede de acessos pavimentados, que permita uma circulação livre para pessoas com mobilidade condicionada, na requalificação das instalações sanitárias e na instalação da iluminação cénica.
“Pretende-se com este plano tornar o centro histórico de Penela mais vivo e atractivo, tanto para os transeuntes diários como para os visitantes do castelo”, lê-se na memória descritiva.
Depois de adjudicada, a obra tem um prazo de execução de 180 dias.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM