29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela integra projecto europeu de promoção de territórios resineiros

12 de Maio 2018

O Município de Penela irá integrar a Rede Europeia de Territórios Resineiros, no âmbito do projecto Sust-Forest Plus através do instrumento de financiamento Interreg SUDOE, uma iniciativa comunitária relativa à cooperação transnacional sobre o ordenamento do território e desenvolvimento regional e que envolve parceiros de Portugal, Espanha e França, anunciou a autarquia.

O projecto INTERREG SUDOE SustForest Plus tem como objectivo implementar uma estratégia e uma rede de colaboração para garantir a multifuncionalidade, conservação e emprego no território do sul da Europa, através da extracção de resina, uma actividade que se configura como uma grande oportunidade para parar o despovoamento das zonas rurais.

Esta iniciativa pretende que os territórios que produzem resinas naturais se unam através do impulso gerado pela nova bioeconomia, geradora de emprego local e produtora de matérias-primas de alto valor tecnológico.

O arranque desta rede de cooperação decorreu na passada quinta-feira em Valladolid, Espanha, numa reunião de lançamento do projecto onde foi definida a estratégia de implementação e as próximas tarefas do projecto por todos os parceiros envolvidos.

“O Município de Penela é um dos beneficiários do projecto que tem como missão ajudar a promover a inovação e empreendedorismo neste sector de actividade de forma a promovê-lo e a gerar maior riqueza nos nossos territórios e, ao mesmo tempo, diminuir os riscos de fitossanidade e de incêndio nos espaços florestais de pinheiro bravo”, salienta uma nota da autarquia.

Portugal foi um dos três maiores produtores mundiais de resina nos anos 80 do século passado, entrando em declínio devido à concorrência brasileira e chinesa, mas que actualmente apresenta alguns sinais de recuperação.

Em Portugal, a Resipinus – Associação de Destiladores e Exploradores de Resina, um dos parceiros do projecto, está a trabalhar no sentido de profissionalizar este sector que em Portugal apresenta várias dificuldades, nomeadamente a escassa formação técnica, o desconhecimento das pessoas ao nível das inúmeras aplicações industriais da resina e a diminuição significativa da área de pinhal, consequência dos incêndios florestais e da plantação abusiva de eucalipto.

Para a associação, a floresta tem de ser encarada como uma fonte de rendimento multissectorial, uma das principais conclusões da palestra da Resipinus que aconteceu no Centro Ciência Viva da Floresta, no dia 21 de Abril e que integrou a programação do Ano Municipal da Floresta.

Como parceiros principais beneficiários deste projecto, para além do Município de Penela, fazem parte o CESEFOR (Fundação de Serviços e de Promoção Florestal e de sua Indústria de Castilha e Leão – Espanha; líder do projecto), o Instituto Nacional de Investigação e Tecnologia Agrária e Alimentar – Espanha, Município de Proença-a-Nova, Centro Nacional da Propriedade Florestal – França, EFI – European Forest Institute (França), Universidade Politécnica de Madrid (Espanha) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – Portugal.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM