30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pedro Machado: “Turismo abre portas e janelas para os territórios”

9 de Maio 2018

A 5.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que ontem terminou na Guarda, onde decorreu durante dois dias, resultou num “enorme sucesso, tanto a nível da qualidade das apresentações como do número de participações”, destacou na sessão de encerramento Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, a entidade organizadora.

“Este foi um ‘Vê Portugal’ fantástico, de extraordinária qualidade e o mais participado de sempre. Vai ficar na história que a edição de 2018 contou com 568 inscrições e 424 descarregaram os cartões de entrada”, sublinhou, antes de resumir alguns dos pontos mais altos dos dois dias.

“Este fórum demonstrou as portas e janelas que o turismo pode abrir aos nossos territórios. Territórios esses que foram atingidos no seu coração, mas que continuam a criar oportunidades, como é o caso da Ferraria de São João, que nos trouxe aqui o Pedro Pedrosa. A actividade turística está a reerguer-se e a crescer nestes territórios”, salientou.

A aposta na promoção conjunta com os vizinhos espanhóis foi outro dos destaques escolhidos por Pedro Machado: “O mercado ibérico é uma inevitabilidade para nós. Estamos a oito dias de ir para Xangai com o Alentejo e a Extremadura espanhola, para reforçar esta capacidade de sermos ‘dois países um destino’, de forma a aumentar a nossa atractividade. O Centro de Portugal foi uma região pioneira nesta cooperação e está um passo à frente, já a pensar em projectos mais ambiciosos”.

Mas há dificuldades, recordou. “Ainda há custos de contexto que temos de ultrapassar, como as acessibilidades rodoviárias ou o transporte aéreo. No quadro de 2030 teremos todos de nos mobilizar: comunidades intermunicipais, câmaras municipais, associações empresariais. O país tem de fazer escolhas e deixar de estar inclinado para litoral e sul. Escolhas que obedecem a investimentos, os quais traduzem prioridades. É um desígnio nacional não fazer deste território um enclave entre duas áreas metropolitanas”, defendeu.

Pedro Machado, que anuncia hoje, pelas 12h00, em Aveiro, a recandidatura a novo mandato à frente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, revelou ainda que a 6.ª edição do Fórum “Vê Portugal”, em 2019, acontecerá em Castelo Branco.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM