4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Museu PO.RO.S recebeu 16.000 visitas num ano

5 de Maio 2018

O Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, assinala este domingo (6) um ano de existência, no qual foi visitado por 16.000 pessoas, cerca de 4.600 das quais alunos de diversas escolas. Há entradas gratuitas e sessões de cinema para comemorar a data.

“É um número muito interessante que nos deve deixar extremamente satisfeitos. Gostaríamos de ter mais, mas isso passa por ter outro tipo de apoio na promoção que não temos tido”, refere ao TERRAS DE SICÓ o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, num sentimento agridoce sobre a efeméride.

A autarquia, que gere o espaço, espera poder vir a contar com a colaboração da Turismo Centro de Portugal na divulgação e atracção ao museu dotado de forte componente multimédia, estando igualmente em curso um processo “agenciamento” junto de hotéis e agências de viagens, para conseguir aumentar o número de visitantes.

Segundo Nuno Moita, são contínuos os procedimentos de melhoria do modelo de funcionamento do equipamento, dado ser esta uma “experiência nova, porque a Câmara não geria museus. Estamos num processo de aprendizagem”, afirma. O autarca salienta ainda que a edilidade está a tentar reforçar o quadro de pessoal e não fecha a porta a estudar outras alternativas para a sua gestão, que poderão passar pela constituição de uma empresa municipal.

O autarca anuncia ainda que nos próximos meses entrará em circulação um autocarro que fará a ligação exclusiva PO.RO.S/Conímbriga/PO.RO.S, realçando a boa colaboração com aquele museu nacional, “parceiro essencial desde o início do projecto” do novo espaço.

As parcerias com outras instituições para “potenciar sinergias” e “promoção mútua” são para continuar, à semelhança das já existentes com a Fundação Bissaya Barreto (Portugal dos Pequenitos) e o Exploratório Ciência Viva. Universidade e Câmara de Coimbra deverão ser as próximas cooperações, num “trabalho conjunto para que possamos tirar partido do aumento do número de visitantes que se regista na cidade”.

De acordo o presidente da Câmara de Condeixa, para o “equilíbrio de sustentabilidade” financeira do museu, este precisa de alcançar anualmente 30.000 visitantes. Ou seja, praticamente duplicar os números actuais.

 

Entradas gratuitas

O PO.RO.S constitui-se como uma viagem à presença romana nas Terras de Sicó, que dá a conhecer o encontro de culturas que moldou a história do território. A tecnologia estimula os sentidos e dá à exposição um carácter vivo e dinâmico, capaz de aliar conhecimento e entretenimento e, com isso, contribuir para a salvaguarda e divulgação da memória histórica da romanização, aqui chegada há cerca de 2.000 anos.

O museu, agora a festejar o 1.º aniversário, ocupa o antigo solar da Quinta de São Tomé, classificado como Imóvel de Interesse Municipal. A casa foi, provavelmente, edificada no século XVI, não prevalecendo, no entanto, quaisquer vestígios dessa altura. No século XIX, o solar sofre profundas remodelações, de que são visíveis os trabalhos de alvenaria com decoração neomanuelina presentes na fachada interior, nomeadamente na capela. Mais recentemente foi alvo de nova intervenção para albergar o PO.RO.S.

Este domingo (6), para assinalar a data festiva, o museu terá entradas gratuitas, entre as 10h00 e as 19h00, e duas sessões de cinema no seu auditório (15h00 e 17h30), com a exibição dos filmes “Astérix: O domínio dos deuses” e “A vida de Bryan”, respectivamente. Pelas 19h00, será feito um balanço do primeiro ano de actividade.

Para 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, a autarquia de Condeixa está a preparar um programa a divulgar oportunamente, ainda no âmbito da comemoração do 1.º aniversário do PO.RO.S.

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM