Junho é o mês dos Santos Populares, da sardinhada e das famosas marchas populares. Figueiró dos Vinhos, tendo como patrono S. João, não é indiferente a esta tradição. Depois dos acontecimentos do ano de 2017, que obrigou ao cancelamento das festividades programadas, o ano de 2018 volta a ser palco de mais um grandioso festejo.
As comemorações iniciam-se logo a 16 de Junho, com a abertura da iniciativa gastronómica “Sabores de Figueiró”, que se prolonga até ao Dia do Concelho, 24 de Junho, e que oferece uma “viagem de sabores” pelos restaurantes figueiroenses aderentes.
Na sexta-feira (22), principiam-se, especificamente, as festividades de S. João de 2018, com as tradicionais arruadas e a abertura da Expo Associações e das Tasquinhas, que se irão manter, igualmente, até ao encerramento das festas.
O dia 23 destaca-se com a inauguração d”A Volta dos Artistas”, pelas 18h00, e com o concerto dos HMB, pelas 23h00, além do tradicional Desfile das Marchas Populares, que se repetirá no dia seguinte, seguido da esperada sardinhada popular e do fogo de artifício.
Os festejos encerram dia 24 de Junho, pelas 17h30, com a recepção ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Um dia que será preenchido não só com as habituais cerimónias municipais e religiosas, mas também com acções desportivas como sendo o Torneio de Pesca de Margem na Foz de Alge, pelas 7h00, e o XXII Campeonato Regional de Saltos de Obstáculos, pelas 10h30, no Centro Hípico de Figueiró dos Vinhos.
As celebrações do Dia do Concelho e de homenagem a S. João serão adornadas, ainda, com música tradicional através do Festival de Folclore e o Festival de Concertinas nos dias 22 e 23, respectivamente.
Após um ano de interregno, promete-se um S. João tradicional e muito figueiroense, onde a alegria, própria do momento, reinará e contagiará quem visitar a vila cuja cor e luz tanto cativaram e influenciaram Malhoa (pintor).
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM