20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Festival Pombalino dá outro encanto à zona histórica de Pombal

6 de Maio 2018

A cidade de Pombal recua, no fim-de-semana de 18 a 20 de Maio, à época de Marquês de Pombal num Festival Pombalino, que inclui também o Festival de Estátuas Vivas Barrocas. Durante três dias, a zona histórica da cidade ganha mais vida e tem outro encanto proporcionado pelo artesanato, as tasquinhas e a animação da época.

Em Pombal, Maio é o mês do Marquês, por isso a zona histórica da cidade transforma-se num grande palco onde são apresentadas recriações históricas, cortejo barroco, animação de rua, diversões e tropelias, jogos tradicionais, trajes e costumes, artes e ofícios, teatro, dança, poesia e música. A programação junta dois eventos: o Festival Pombalino que se realizou em 2015 e o Festival de Estátuas Vivas Barrocas promovido desde 2016.

“Este ano quisemos ser um bocadinho mais arrojados e juntámos no mesmo evento dois certames que já tínhamos realizado: o Festival Pombalino que tínhamos realizado em 2015 e o Festival de Estátuas Vivas Barrocas que temos vindo a desenvolver desde 2016”, realçou a directora do Museu Marquês de Pombal, Cidália Botas, considerando que esta “seria uma boa forma de promover a figura de Sebastião de Carvalho e Mello, como também de todo o património pombalino que nos foi deixado na nossa cidade”.

“O objectivo deste evento é valorizar e recordar a figura do primeiro Marquês de Pombal, mas também defender e valorizar todo o legado que nos foi deixado”, adiantou Cidália Botas, salientando que, além do festival, vão assinalar as datas de nascimento (13 de Maio) e da morte (8 de Maio) de Sebastião de Carvalho e Mello.

Assim, o dia 8 de Maio ficará marcado com o lançamento de um filme infantil sobre a vida do primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, que resulta de uma parceria entre as câmaras municipais de Oeiras e Pombal. Para o autarca Diogo Mateus, o filme infantil, que será posteriormente completado com uma banda desenhada, “será um factor de entusiasmo para os mais pequenos”, assente em “novas tecnologias e novas abordagens”.

Já a data de nascimento é assinalada com um workshop de trajes barrocos, a realizar no dia 12 de Maio, cujos trajes serão apresentados no Desfile Pombalino, um projecto de cariz social que envolve a comunidade sénior.

Mas dentre as iniciativas que pretendem assinalar Maio como o mês do Marquês, destaque para o Festival Pombalino que arranca no Dia Internacional dos Museus (18) com “três visitas encenadas ao Museu, Celeiro e Praça Marquês de Pombal”, onde quatro actores irão mostrar a vida e obra de Marquês de Pombal.

A programação do Festival Pombalino continua no sábado (19) e domingo (20) com “diversas manifestações artísticas, nomeadamente música, dança, teatro e poesia”, através das quais se pretende “recriar diversas vivências do quotidiano pombalino”, explicou Cidália Botas, destacando a abertura do Mercado Barroco pelo Marquês de Pombal, que sucede a um cortejo real que irá percorrer as ruas da cidade.

“Na tarde de sábado e domingo, toda a animação barroca será complementada com o Festival de Estátuas Vivas Barrocas, que vão estar expostas ao longo das ruas da cidade, desde o Cardal até à Praça Marquês de Pombal”, realçou a directora do Museu Marquês de Pombal.

“Esta programação foi sujeita a uma candidatura à Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL)”, revelou o presidente da autarquia, Diogo Mateus, sustentando que “a contemplação de financiamento será importante para suportar parte das despesas”. A programação das iniciativas alusivas ao mês do Marquês “ronda os 44.000 euros”, revelou o edil, argumentando que a comparticipação de aproximandamente 35.000 euros “nos ajuda bastante a ter um programa um pouco mais ambicioso”, cuja organização “envolve várias entidades”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM