4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Fátima: Peregrinação de Maio presidida pelo bispo emérito de Hong Kong

7 de Maio 2018

O Santuário de Fátima acolhe no próximo fim-de-semana (12 e 13 de Maio) a primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Ano Pastoral, que está a ser vivido em Fátima sob o tema “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”, sublinhando a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus.

Um ano depois do Centenário das Aparições, cuja celebração teve como apogeu a peregrinação do Papa Francisco à Cova da Iria, em Maio com a canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário de Fátima prepara-se para dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de sete anos e que culminou em 2017, com a celebração do Ano Jubilar.

Esta peregrinação de Maio será presidida pelo cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong, que rapidamente acedeu ao convite do bispo de Leiria-Fátima.

Este convite, tal como o que foi feito para Outubro de 2018 ao bispo de Hiroshima, D. Alexis Mitsuru Shirahama, materializa a atenção que o Santuário de Fátima tem prestado à Ásia, cujo número de peregrinos tem aumentado anualmente, como recordou D. António Marto na alocução aos hoteleiros de Fátima, no âmbito do 40.º Encontro de Hoteleiros promovido anualmente pela instituição.

“Tínhamos de trazer um bispo asiático a Fátima”, porque “a Ásia é o eixo para onde o mundo cristão caminha”, disse na altura o bispo de Leiria-Fátima sublinhando o carinho e a devoção manifestadas por estes peregrinos.

A Peregrinação começa no dia 12 de Maio e de entre as celebrações programadas destaque para a abertura na Capelinha das Aparições, às 18h30; Rosário às 21h30, seguido da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto.

No dia 13, o Rosário será às 9h00, seguido da Missa Internacional no Recinto, às 10h00 e Procissão do Adeus.

Todas estas celebrações terão transmissão em directo, on-line, em www.fatima.pt. Este ano, a peregrinação de Maio volta a ter interpretação em Língua Gestual Portuguesa, nomeadamente, no dia 12 o Rosário das 21h30 e a Missa da noite, às 22h00, e no dia 13 o Rosário e a Missa, às 9h00 e 10h00, respectivamente.

Da parte da tarde, no dia 13, às 16h00, realiza-se o Recital de Acção de Graças pelo Centenário das Aparições com Andrea Bocelli, que será acompanhado pela pianista francesa Elisabeth Sombart e pela violinista ucraniana Anastasyia Petryshak, sob a já habitual direcção musical de Carlo Bernini.

Entre o repertório, composto por 11 temas, está o Ave de Fátima, que será interpretado por uma convidada de Andrea Bocelli, Ana Moura, naquele que será um dos momentos mais altos deste recital, especialmente voltado para a interpretação de música sacra


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM