A exposição “Corte-se”, composta por materiais da Censura do arquivo da Associação Ephemera, com curadoria de José Pacheco Pereira, está patente até 19 de Maio, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, onde foi inaugurada no passado sábado (28), na presença do investigador e comentador político.
Os materiais expostos fazem parte do seu arquivo, “o mais público dos arquivos privados”, explicou Pacheco Pereira, sublinhando que a mostra apresenta “uma pequena parte do espólio que temos sobre a Censura de origens diferentes”.
“Aqui apresentamos sobretudo a censura dos livros, jornais e publicações periódicas, boletins de várias zonas do país, alguns exemplares únicos”, realça.
O grosso arquivo da Ephemera está colocado na Vila da Marmeleira, e é composto por 200.000 títulos em livros, 25.000 autocolantes e milhares de cartazes. Muita documentação e materiais existentes neste arquivo resultam da oferta e recolha de voluntários. No ano passado, foi criada a Associação Cultural Ephemera, que sem fins lucrativos serve o propósito de organizar uma base institucional, servindo de ponto de recolha dos materiais e de trabalho para os cerca de 150 voluntários.
Para o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, também presente na abertura da mostra, a exposição “permite-nos lembrar o passado e aprender com os erros para não os voltar a cometer no futuro”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM