15 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Museu PO.RO.S distinguido com prémio nacional

25 de Maio 2018

O Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, foi hoje distinguido com um dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na categoria de Aplicação de Gestão e Multimédia.

“É o reconhecimento do trabalho feito, da capacidade diferenciadora daquele museu e uma distinção muito importante a nível nacional para Condeixa e para o PO.RO.S, e também igualmente para a nossa herança romana”, congratulou-se o presidente da Câmara, Nuno Moita, que recebeu o prémio numa cerimónia que decorreu no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

O autarca espera que a distinção nacional permita também um reconhecimento regional. “O museu PO.RO.S, em complementaridade com Conímbriga, deve ser encarado como uma peça-chave no Eixo da Romanização, eixo esse que distingue a região e que deve ter o apoio e a aposta devida, não só do Município, mas também da Turismo do Centro e da Comissão de Coordenação Regional”, afirma.

“Agora vamos continuar o trabalho, reforçar a equipa do museu, desenvolver a vertente educativa, aumentar a promoção e elaborar o merchandising, que não temos”, adiantou Nuno Moita ao TERRAS DE SICÓ, certo de que “há passos a dar para tornar o museu ainda mais conhecido e aumentar o número de visitantes para os 30.000 por ano, que é o número que equilibra as contas” daquele equipamento.

O Museu PO.RO.S, inaugurado há um ano, é um espaço interactivo que alia a história à tecnologia, tendo como temática a romanização.

Através de salas multimédia e de exposições, os visitantes podem recuar até ao tempo do império romano e da ocupação da Península Ibérica e efectuar o percurso até à contemporaneidade, ao mesmo tempo que percepcionam o seu modo de vida, desde a religiosidade até à intimidade.

Instalado numa antiga casa senhorial, na Quinta de S. Tomé, recuperada pelo município, que interage com o Parque Verde municipal, o museu multimédia PO.RO.S custou cerca de 3,5 milhões de euros, financiados em 85 por centro por fundos europeus.

Possui uma área de 1.200 metros quadrados de exposição, com 11 salas multimédia, um túnel do tempo e 33 aplicações interactivas e auditório, além de um pátio com espelho de água.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM