4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa acolhe torneios internacionais de natação e ténis de mesa

2 de Maio 2018

A natação e o ténis de mesa vão estar em grande destaque, em Condeixa, no fim-de-semana de 12 e 13 de Maio, com a realização de dois torneios internacionais, o II Torneio Internacional Natação de Conímbriga e o VII Grande Torneio Internacional de Ténis de Mesa, decorrendo em paralelo o VII Torneio Concelhio de Ténis de Mesa.

O Condeixa Aqua Clube, em parceria com o Município e a União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, organiza o II Torneio de Natação de Conímbriga, que terá lugar no sábado, 12, nas piscinas municipais.

“O torneio, nesta segunda edição, ganhou cariz internacional, o que elevou a fasquia da organização”, refere o presidente da direcção do clube, Alexandre Miguel, salientando que “estão reunidas as condições para que esta segunda edição seja um sucesso, conferindo uma dimensão internacional ao torneio, e projectando o clube e o concelho”.

Segundo o dirigente, a competição visa consolidar os quatro objectivos definidos aquando da primeira edição realizada no ano passado: “promoção da modalidade no concelho, dar a conhecer o espaço de excelência para receber competições nacionais, projecção do clube para outros patamares, promovendo a marca Turismo de Condeixa, e, por último contribuir para a dignificação da natação regional, tendo cada vez mais reconhecimento no seio da Federação Portuguesa de Natação”.

No torneio, que terá início pelas 9h30 e a realização de 18 provas, poderão participar nadadores de todos os escalões competitivos (infantis, juvenis, juniores e seniores), mas a classificação será absoluta (ou seja, haverá uma classificação englobando todos os escalões).

A prova está limitada à participação de 16 equipas, representadas por cerca de duas centenas de atletas, porque o “critério da qualidade é fundamental para nós”.

“Para além da quantidade, destaque para a qualidade das equipas participantes, desde logo para a presença do hepta-campeão nacional em masculinos e terceiro classificado em femininos, Sporting Clube de Portugal”, regista Alexandre Miguel. De Espanha virá o Club Natación Badajoz, “o que trará maior qualidade e demonstra o patamar que já atingimos”, enfatizou o dirigente numa conferência de imprensa conjunta de promoção dos dois torneios hoje realizada.

Em Condeixa, estarão 13 atletas internacionais, 17 campeões nacionais, bem como cinco nadadores que marcarão presença no próximo campeonato europeu da modalidade.

Dois dias de ténis de mesa

A 12 e 13 de Maio (sábado e domingo), os UGAS – Associação Desportiva e Cultural da Ega, em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa e o apoio da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra, promovem o VII Torneio Internacional de Ténis de Mesa de Condeixa.

O torneio integra o grupo de provas com classificação A 2017/2018 do regulamento da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, e disporá de prémios monetários no valor de 1.000 euros. A competição será aberta às classes de cadetes, juniores e seniores de ambos os sexos, e ainda terá uma prova extra sem classificação nacional nas classes de infantis de ambos os sexos.

“O evento tem vindo a crescer ao longo dos anos até alcançar o nível de excelência que apresenta nos dias de hoje. Já é considerado como um dos melhores torneios a nível nacional”, regozija-se José Luís Martins, director do torneio.

Na sua 7.ª edição, a iniciativa integra tal como nos anos transactos um torneio concelhio para atletas residentes em Condeixa, não federados, e “comprova a aposta do município no ténis de mesa em particular, com o objectivo de promover a prática da modalidade por entre as colectividades do concelho”, salienta o dirigente.

Para o torneio, a decorrer no pavilhão municipal, estão inscritos cerca de 300 participantes de 50 clubes de Portugal continental e regiões autónomas, sendo a representação internacional assegurada pelo Clube CTT Mediterrâneo Valência (Espanha).

“Além dos melhores atletas do ranking nacional, nos vários escalões, a prova tem como cabeças-de-cartaz quatro atletas internacionais do seu país, casos de Gonçalo Amorim (Portugal), Andrei Bukin (Rússia), Mihai Sargu (Roménia) e Libero Martinez (Espanha)”, enumera José Luís Martins.

O vereador do Desporto da Câmara de Condeixa, Carlos Canais, sublinha “a satisfação por decorrerem em simultâneo dois torneios de qualidade demonstrada em duas modalidades que estão bastante enraizadas no concelho”, salientando o benefício que iniciativas do género trazem à dinamização económica do concelho.

“É também motivo de orgulho que haja esta harmonia entre clubes, espelhada nesta apresentação conjunta do evento”, destacou o autarca, presente na referida conferência de imprensa, acrescentando que “para o Município é fácil apoiar quando as instituições que promovem os eventos demonstram trabalho e qualidade naquilo que fazem”.

LUIS CARLOS MELO

[Na foto, Fausto Pereira, Alexandre Miguel, Carlos Canais, José Luís Martins e José Luís Rebelo, hoje na apresentação conjunta dos dois torneios]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM