30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Castelo de Pombal serve de cenário ao Mercado Medieval que arranca hoje

4 de Maio 2018

Pombal regressa ao passado, este fim-de-semana, com mais uma edição do Mercado Medieval, cuja data inicial (13 a 15 de Abril) foi adiada devido às condições meteorológicas. Com o Castelo da cidade como pano de fundo, muitos actores e figurantes vestidos a rigor com trajes da época recriam vivências de outros tempos num espectáculo que propõe aos visitantes uma viagem no tempo repleta de alquimia, saberes e sabores.

Bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos, jograis, artífices, artesãos, mercadores, regatões e taberneiros vão subir a encosta do castelo, tomando de assalto toda a zona envolvente e transformando-a num burgo da idade média.

Durante três dias, as sonoridades da gaita-de-foles e dos tambores, as habilidades dos malabaristas e dos jograis, bem como os sabores e saberes de taverneiros e artesãos invadem a zona envolvente ao castelo, proporcionando uma experiência fascinante que transporta os visitantes para um passado muito distante.

Animação, gastronomia e artesanato são os ingredientes principais do Mercado Medieval de Pombal, que tem uma função lúdico-pedagógica, pretendendo recriar a história do comércio, das artes e dos ofícios da época medieval, bem como promover e valorizar o artesanato nacional.

Para isso, o castelo e a zona envolvente acolhem várias zonas dedicadas à venda de produtos artesanais, alimentos, utensílios e ferramentas da época medieval, onde os artífices, artesãos, mercadores, regatões e taberneiros vão vender e demonstrar produtos característicos da idade média.

O programa da iniciativa constitui uma autêntica viagem no tempo, da qual se destaca o programa de animação com actividades sempre a acontecer, permitindo ocupar os visitantes durante o tempo que permanecerem no castelo. Cortejos, danças medievais e orientais, teatro de rua, animação musical, voos de aves rapinas, encenações de escaramuças, espectáculos de fogo, acrobacias e malabares são algumas das propostas para este fim-de-semana.

O certame arranca hoje, pelas 14h00, com o cortejo do centro da cidade até ao castelo e a abertura do mercado medieval e das tabernas. Até domingo (6), pelas 22h00, actividades não vão faltar num evento cujas entradas são gratuitas.

O Mercado Medieval de Pombal está aberto ao público hoje (4) das 14h00 às 24h00, amanhã das 12h00 às 24h00 e no domingo (6) das 12h00 às 22h00.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM