9 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Caminhadas contra o cancro amanhã por toda a região Centro

26 de Maio 2018

Milhares de pessoas vão caminhar em simultâneo nos 78 concelhos da região Centro, amanhã, numa iniciativa solidária que a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) candidata ao ‘Guinness World Records’.

O presidente do núcleo regional do Centro da Liga, Carlos Oliveira, diz que a candidatura ao Livro Guinness dos Recordes assenta “no número de comunidades que participam” nesta acção da luta contra a doença oncológica, sob o lema “O que nos Liga”, que assinala também os 50 anos do Núcleo Regional do Centro da LPCC, que integra 1.500 voluntários.

“Esperamos 30.000 pessoas a caminhar em simultâneo nos 78 municípios” do Centro de Portugal, percorrendo mais de 400 quilómetros, acrescentou o catedrático de Medicina.

A caminhada começa às 09h30, assinalando o Dia do Voluntariado Comunitário, “numa acção que visa estabelecer o recorde mundial pela maior mobilização comunitária na luta contra o cancro”, segundo uma nota da organização.

O Dia do Voluntariado Comunitário, 27 de Maio, foi instituído pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para homenagear os 1.500 voluntários “que actuam de forma coordenada e descentralizada em toda a região Centro do país, tendo em vista a efectividade da acção” da LPCC na comunidade.

A caminhada visa igualmente reforçar “a consciencialização para a doença oncológica”, bem como promover “estilos de vida saudável, nomeadamente pela prática de exercício físico”.

Em cada município, a Liga prevê que serão percorridos cinco quilómetros, ou mais, nalguns casos.

“O evento inédito, pela sua ampliação a todos os concelhos da região Centro”, deverá reunir milhares de participantes, incluindo “figuras públicas de várias áreas da sociedade portuguesa”, salienta a nota.

A angariação de fundos desse dia “permitirá apoiar o doente oncológico e seus familiares, bem como a investigação científica, na área do diagnóstico, tratamento e prevenção do cancro”.

Cada caminheiro paga cinco euros pela sua inscrição, o que lhe dá direito a uma ‘t-shirt’, água, fruta e folhetos informativos da LPCC.

Em Condeixa, por exemplo, a caminhada tem concentração marcada para as 08h30, no adro da Igreja Quinhentista de Condeixa-a-Velha, para um percurso pelo Anfiteatro Romano de Conímbriga, Ponte Romana de Sancha junto ao Salgueiro e Escola de Água de Arrifana.

Pelas 13h00, terá lugar um almoço partilhado na Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Arrifana.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM