Este fim-de-semana (19 e 20) é de festa no território de Sicó com a realização da feira que congrega e celebra a união dos seis municípios. Trata-se de mais uma edição da Exposicó, mostra das potencialidades endógenas e culturais da região, este ano a decorrer em Alvaiázere. O certame acolhe a 30.ª Feira do Queijo Rabaçal e assinala os 25 anos da sub-região de vinhos Terras de Sicó.
Ao queijo, produto-âncora e porta-estandarte do território, e ao vinho, juntam-se o azeite, mel, licores, enchidos e doçaria numa “mesa” farta que serve de promoção e espaço de escoamento destes produtos, que em poucas horas são adquiridos pelos milhares de pessoas que já não dispensam uma visita a este evento que habitualmente junta cerca de meia centena de expositores.
Integrado no programa da iniciativa, este sábado (19), a partir das 13h15, decorre mais um Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal, com a cerimónia capitular e o desfile das confrarias presentes entre a Casa da Cultura e a Igreja Matriz de Alvaiázere.
À noite, pelas 21h00, realiza-se o Encontro de Tunas de Cantares, no Museu Municipal.
No domingo (20), o certame abre portas pelas 8h00, com os diversos produtores e expositores a ocuparam os seus espaços e a receber os primeiros visitantes.
A sessão solene e visita das entidades oficiais à feira tem início marcado para as 10h30, estando a cerimónia de apresentação do vinho comemorativo dos 25 anos do Vinhos Terras de Sicó agendada para as 12h30.
À tarde, pelas 15h00, junto ao mercado municipal, tem lugar o 30.º Festival de Folclore da Serra de Sicó, com a participação do Rancho Típico do Alvorge (Ansião), Grupo Folclórico e Etnográfico da Eira Pedrinha (Condeixa), Rancho Folclórico do Centro Social e Polivalente do Rabaçal (Penela), Rancho Típico de Pombal, Rancho das Ceifeirinhas da Casa do Povo de Vila Nova de Anços (Soure) e Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria (Alvaiázere).
O programa contempla ainda um workshop de apoio ao artesanato e Carta de Artesão, promovido pelo Cearte, pelas 15h30, e uma sessão de divulgação dos apoios, no âmbito da DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) Terras de Sicó 2020, às 16h00.
Entre as 16h00 e as 19h00, realizam-se provas comentadas dos vinhos Terras de Sicó, numa acção dinamizada pela Associação de Vitivinicultores Vinisicó.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM