7 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere dedica, a partir de hoje, uma semana à Idade Maior

6 de Maio 2018

O Município de Alvaiázere dedica a semana de 6 a 10 de Maio à Idade Maior. Durante cinco dias, a Câmara Municipal promove um programa rico e diversificado que incluiu actividades lúdicas, culturais, desportivas e de reflexão, destinadas aos seniores do concelho. O objectivo passa por aumentar a auto-estima desta franja da população e apelar à promoção de hábitos de vida saudáveis.

Hoje arranca mais uma edição da Semana da Idade Maior, cujo “programa integra um conjunto de actividades de carácter lúdico e cultural, mas também acções de capacitação, de rastreio e de ensino para a saúde”, realça uma nota da autarquia.

O programa de actividades inteiramente dedicado aos seniores do concelho começa hoje com a comemoração do Dia da Mãe e a participação dos idosos na festa e romaria à Capela de Nossa Senhora dos Covões, situada na Serra de Alvaiázere.

Amanhã (segunda-feira, 7), os seniores são convidados a mostrar as suas habilidades num Concurso de Talentos, que decorre a partir das 14h30, na Casa Municipal da Cultura local.

Para terça-feira (8) está previsto um passeio-convívio com destino a Vila do Conde, onde os seniores terão oportunidade de assistir à celebração da eucaristia na Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Navegantes e visitar Caxinas. Segue-se o almoço e uma tarde de animação na Quinta da Malafaia (Esposende).

A quarta-feira (9) é dedicada à saúde. O dia começa com um rastreio e ensino para a saúde, no qual os participantes são convidados a realizar a avaliação do risco de doença cardiovascular (Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Baiäz) e a participar numa palestra sobre “Alimentar o Coração” (antigo Centro de Saúde). A programação deste dia termina com um momento de reflexão num seminário subordinado ao tema “Florescimento activo: príncipios da psicologia aplicada ao trabalho com os idosos”, que decorre na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, pelas 20h30.

A quinta-feira (10) começa com actividade física, que inclui uma sessão de desporto sénior com jogos tradicionais e de tabuleiro, um passeio cultural com a apanha da Espiga e a visita à exposição fotográfica “Momentos… Semana da Idade Maior 2018”. O dia termina com uma sardinhada com animação musical, que acontece na Mata Municipal do Carrascal.

“Esta iniciativa pretende contribuir para a integração social da população sénior, institucionalizada e não institucionalizada, para o combate ao isolamento a que algumas franjas desta população está dotada e para a coesão social da comunidade alvaiazerense”, salienta a autarquia.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM