29 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Tapete de flores em Lamas (Miranda do Corvo) saúda Senhora do Pranto

11 de Abril 2018

A freguesia de Lamas, em Miranda do Corvo, celebra no próximo fim-de-semana as festas em honra de Nossa Senhora do Pranto. A tradição centenária compreende, na sexta-feira (13), uma peregrinação a pé ou de bicicleta a Dornes (Ferreira do Zêzere) e a colocação de um tapete de flores com a extensão de um quilómetro para receber no domingo (15) a bandeira da padroeira.

O início do corte e apanha das flores naturais teve lugar no passado dia 8 e vai continuar até ao final da semana por parte de toda a população da freguesia.

“O tapete é composto, na grande maioria, por flores do campo, mas devido à sua extensão, conta com flores oferecidas por armazenistas da região”, explica a organização.

No mesmo dia em que decorre a peregrinação (sexta-feira), a imagem peregrina de Nossa Senhora do Pranto é acolhida na Igreja de Lamas, onde fica em exposição até dia 22.

A preparação do tapete das flores arranca por volta das 06h00 de domingo (15) e envolve cerca de 70 pessoas. O objectivo é ter o tapete pronto à hora de almoço, altura em que decorre uma refeição oferecida pela organização.

Na altura em que o tapete é “construído”, tem lugar a peregrinação de regresso de Dornes, estando marcada para as 18h00 de domingo (15) a chegada da bandeira da Senhora do Pranto a Pousafoles, onde se inicia a procissão até à Igreja de Lamas.

As festas terminam no próximo dia 22, com a realização de uma missa, às 09h00, e o regresso da imagem peregrina a Dornes.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e da Junta de Freguesia de Lamas.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM