30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Semana do Cabrito em Condeixa motiva candidatura para mercado de gado

26 de Abril 2018

Os municípios das Terras de Sicó pretendem criar um mercado de gado regular para escoar a produção de cabritos e permitir a sua certificação, anunciou hoje o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita.

Segundo o autarca, que falava aos jornalistas na apresentação da sétima edição da iniciativa Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito, a candidatura foi apresentada hoje pela Associação Terras de Sicó ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR).

A candidatura envolve os seis municípios abrangidos pela associação (Condeixa, Ansião, Penela, Soure, Pombal e Alvaiázere), que, no conjunto, representam a criação de cinco mil cabeças de gado, de acordo com Nuno Moita.

Caso seja aprovada a candidatura, no próximo ano deverão ser criados dois mercados, um em Penela, para servir também Condeixa e Soure, e outro para servir Alvaiázere e Ansião.

A aposta neste mercado vai de encontro à intenção do autarca de certificar o cabrito, que a partir de hoje e até ao dia 6 de Maio dá mote ao festival Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito, no qual participam 16 restaurantes.

Em 2017, a iniciativa gastronómica foi responsável por oito mil refeições servidas, metade das quais a visitantes de fora daquele concelho do distrito de Coimbra, número que o presidente do município pretende ver aumentado nesta edição.

O patrocínio do município, explica o autarca, através da oferta de 12 cabritos a cada um dos restaurantes aderentes, permite que refeição completa seja vendida a 12,50 euros, valor “muito abaixo do normal”.

“Começámos com dez restaurantes e o festival tem vindo a evoluir de uma forma considerável e está a consolidar-se na região”, sublinhou Nuno Moita.

Além do cabrito, o festival promove também a escarpiada, um doce típico do concelho, confeccionado à base de massa de pão, açúcar amarelo com canela e azeite, outro dos produtos endógenos dos municípios das Terras de Sicó.

LUSA

[Na foto, João Ataíde, autarca da Figueira da Foz e presidente da CIM Região de Coimbra; Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa; e Manuel Machado, autarca de Coimbra e presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, esta noite no jantar de apresentação da “Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito”]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM