30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Sabores de Condeixa convidam a um bom cabrito assado

21 de Abril 2018

Condeixa volta a servir à mesa de 16 restaurantes, entre 27 de Abril e 6 de Maio, aquele que é anunciado como “o melhor cabrito assado de Portugal”. Trata-se da 7.ª edição da iniciativa Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito, promovida pela autarquia, com a colaboração de restaurantes, pastelarias e talhos aderentes.

“É um evento que serve de promoção da gastronomia local e de Condeixa, e se insere na estratégia defendida por este Executivo de apostar no turismo como alavanca do tecido económico e social”, salienta ao TERRAS DE SICÓ o presidente da Câmara, Nuno Moita, sublinhando não ser de desprezar “o número de pessoas que através do turismo gastronómico aproveita para visitar pontos de interesse, como Conímbriga ou o museu PO.RO.S”.

A autarquia oferece a cada restaurante 66 quilos de carne (cerca de 10 cabritos), adquiridos em talhos do concelho, e ainda dezenas de escarpiadas, confeccionadas nas pastelarias locais, o que permite oferecer aos comensais uma ementa de cabrito (prato, bebida, café e o doce escarpiada) a um “preço especial”. Este ano por 12,50€, num aumento de 50 cêntimos em relação aos anos anteriores (em que o custo se manteve inalterado), que é justificado por uma solicitação dos empresários da restauração, visando conseguir manter os patamares de qualidade das edições passadas.

O apoio da Câmara é “apenas um estímulo” para os restaurantes, permitindo uma redução no preço da refeição, mas consumidas as quantidades oferecidas pela edilidade os estabelecimentos aderentes estão obrigados a continuar a servir a ementa mantendo o preço estipulado para o período do evento.

“A nossa grande satisfação é ver que a maioria dos restaurantes de Condeixa adere a esta iniciativa, é bastante participativa aquando da sua preparação, e isso mostra claramente que estamos no bom caminho e que os objectivos têm sido conseguidos”, frisa o autarca.

A Câmara aposta numa “ampla promoção” geográfica do evento “para que os restaurantes estejam cheios” durante a semana da realização e acredita que o número de refeições de 2017 – cerca de 8.000 – será alcançado. “A tendência é para subir, mas se mantivermos a adesão das edições anteriores ficamos satisfeitos, porque tem sido um sucesso”, realça Nuno Moita.

O cabrito à moda Condeixa é assado em forno de lenha e servido com batatas e grelos, contribuindo, dizem, para o seu sabor genuíno e distintivo, a erva de Santa Maria, presente na vegetação da serra de Sicó e alimento do gado caprino.

Ao saborear a iguaria condeixense, os visitantes terão ainda oportunidade de eleger, de acordo com o seu gosto e paladar, o restaurante vencedor do “Cabrito de Ouro”, que premeia a melhor confecção, votando num cupão disponibilizado pelo estabelecimento e recebendo como lembrança um pequeno utensílio de cozinha.

 

Restaurantes aderentes

Aderem ao evento este ano, na vila de Condeixa, os restaurantes Casa do Cabrito, Manjar Romano, O Paço da Vila, O Pote, .Come, O Regional do Cabrito, Luz & Vida, Pousada Condeixa, Amadeu e Café Pimm´s, e no resto do concelho, os restaurantes Pariz (Campizes), Flor d´Aldeia (Casal da Estrada), Lambarices (Ega), Manjares d´Avó (Sangardão), O Filipe (Sebal) e O Taínha (Zona Industrial).

LCM


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM