30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Projecto-piloto Mind&Gait arranca amanhã na Cáritas de Coimbra

23 de Abril 2018

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai iniciar amanhã a fase de testes do projecto Mind&Gait junto dos seus utentes do Centro N.ª Sr.ª dos Milagres (Cernache) e Centro Social S. Pedro (Ingote/Coimbra).

O Mind&Gait é um projecto tem como objectivo a promoção da autonomia de pessoas idosas frágeis através da melhoria da cognição, capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio. Estão envolvidos seis parceiros nacionais: a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a Cáritas Diocesana de Coimbra, Politécnicos de Coimbra, Leiria e Santarém, e a Santa Casa da Misericórdia, visando assim uma intervenção combinada, composta por um programa de estimulação cognitiva (por computador e através de terapia animal assistida) e por um programa de actividade física. Prevê também a construção de um mecanismo auto-bloqueador para andarilhos, para permitir o auxílio de marcha com maior segurança.

Durante a última semana os parceiros da academia estiveram a recolher todos os parâmetros de avaliação inicial, nomeadamente através de escalas e questionários. No dia 19 de Abril decorreram testes, nas instalações do Centro Rainha Santa Isabel, para avaliar a capacidade de marcha dos possíveis participantes a recrutar. Foram utilizados equipamentos especializados, acompanhados por profissionais das diferentes áreas envolvidas.

As sessões de actividade física começam amanhã, continuando o resto da semana com o programa de estimulação cognitiva aplicada por computador e com recurso a terapia animal assistida.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM