29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal propõe viagem no tempo até à idade média, entre 13 e 15 de Abril

7 de Abril 2018

Pombal regressa ao passado, no fim-de-semana de 13 a 15 de Abril, com a quinta edição do Mercado Medieval, que este ano dispõe de um novo espaço destinado aos mais novos, com uma quintinha de animais e jogos infantis. Com o Castelo da cidade como pano de fundo, muitos actores e figurantes vestidos a rigor com trajes da época recriam vivências de outros tempos num espectáculo que propõe aos visitantes uma viagem no tempo repleta de alquimia, saberes e sabores.

Bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos, jograis, artífices, artesãos, mercadores, regatões e taberneiros vão subir a encosta do castelo, tomando de assalto toda a zona envolvente e transformando-a num burgo da idade média.

Durante três dias, as sonoridades da gaita-de-foles e dos tambores, as habilidades dos malabaristas e dos jograis, bem como os sabores e saberes de taberneiros e artesãos invadem a zona envolvente do castelo, proporcionando uma experiência fascinante que transporta os visitantes para um passado muito distante.

Animação, gastronomia e artesanato são os ingredientes principais do Mercado Medieval de Pombal, que tem uma função lúdico-pedagógica, pretendendo recriar a história do comércio, das artes e dos ofícios da época medieval, bem como promover e valorizar o artesanato nacional.

Para isso, o castelo e a zona envolvente acolhem várias zonas dedicadas à venda de produtos artesanais, alimentos, utensílios e ferramentas da época medieval, onde os artífices, artesãos, mercadores, regatões e taberneiros vão vender e demonstrar produtos característicos da idade média.

“O sucesso desta iniciativa levou a que na edição anterior se aumentasse o espaço expositivo no patamar inferior de acesso ao Castelo, mantendo nesta edição esta nova configuração para o Mercado Medieval”, refere uma nota da autarquia, realçando que a programação desta edição prevê “várias recriações históricas, danças e fogo, falcoaria, música e animação de rua, acampamento com vivências da época, demonstrações de ofícios e jogos tradicionais”.

“A realização deste evento é mais um passo que o Município de Pombal dá para reforçar o seu território nos roteiros dos mercados medievais e como um destino turístico diversificado, com uma oferta ampla e eclética”, adianta aquela edilidade, que promove o certame em conjunto com a ADILPOM.

O programa da iniciativa constitui uma autêntica viagem no tempo, da qual se destaca o programa de animação com actividades sempre a acontecer, permitindo ocupar os visitantes durante o tempo que permanecerem no castelo. Cortejos, danças medievais e orientais, teatro de rua, animação musical, voos de aves rapinas, encenações de escaramuças, espectáculos de fogo, acrobacias e malabares são algumas das propostas para este fim-de-semana.

O certame arranca na sexta-feira (13), pelas 14h00, com um desfile do centro da cidade até ao castelo e a abertura do mercado medieval e das tabernas. Até domingo (15), pelas 22h00, actividades não vão faltar num evento cujas entradas são gratuitas.

No sábado e domingo (14 e 15), entre as 12h00 e as 22h00, será disponibilizado de forma gratuita o serviço de transportes urbanos Pombus, com transferes de 30 em 30 minutos e paragens no Largo do Cardal, Rua 1.º de Maio (junto ao Mercado Municipal) e Castelo de Pombal (no parque de estacionamento). Nos três dias de duração do Mercado Medieval será condicionada a circulação de trânsito na Rua da Encosta do Castelo, no sentido Norte-Sul, desde a Rua Dr. Custódio Freira até ao cruzamento com a Rua dos Vicentes.

O Mercado Medieval de Pombal está aberto ao público na sexta-feira (13) das 14h00 às 24h00, no sábado (14) das 10h00 às 24h00 e no domingo (15) das 11h30 às 22h00.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM