8 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela inaugurou hoje obras de requalificação do centro histórico

25 de Abril 2018

Penela inaugurou, esta manhã, as obras de requalificação urbana do espaço público no centro histórico de Penela, num investimento de cerca de 150.000 euros, realizadas no âmbito do Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU) e que numa primeira fase incidiram sobre a “zona mais degradada”.

“Esta intervenção melhora a segurança da própria circulação, a comodidade das pessoas e aspectos de natureza ambiental, como a eficiência energética”, referiu ao TERRAS DE SICÓ o presidente da Câmara, Luís Matias.

A requalificação “insere-se numa estratégia mais abrangente de intervenção e dinamização do espaço público do centro histórico da vila de Penela”, de que faz parte igualmente a reabilitação da antiga Residências de Estudantes e sua transformação em Residência de Indústrias Criativas, cujo projecto foi hoje apresentado. “Revitalizamos um pouco do espaço público, sem perder a memória colectiva do que estamos a trabalhar. Pretende-se ter uma oferta diferenciadora e estimular, por exemplo, a geminação entre a actividade cultural e indústrias criativas”, sublinha o autarca.

O concurso público está a decorrer para a execução da obra que deverá arrancar nos próximos meses, com um prazo de execução de 240 dias e um custo de perto de 490.000 euros.

A futura Residência das Indústrias Criativas vai permitir oferecer um local de pesquisa ou de criação destinado a um ou mais projectos específicos, disponibilizar um local para exposição ou evento consagrado às obras criadas durante a permanência do artista na residência, e gerar interacção com o público, aproximando-o do circuito artístico. Terá uma área de 728 metros quadrados, espaço para cinco camaratas e 46 dormidas.

LUIS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM