4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Novas actividades e muitos visitantes na Semana Aberta da ETP Sicó

26 de Abril 2018

A ETP Sicó abriu as portas à comunidade, de 16 a 20 de Abril, com a iniciativa Escola CriAtiva: XXI Semana Aberta, que apresentou um programa diversificado que decorreu, em simultâneo, em Avelar, Alvaiázere e Penela. Novas actividades, outras temáticas e muitos visitantes marcaram esta edição da iniciativa.

A sessão de abertura, a 16 de Abril,  foi naturalmente um dos pontos altos, com a presença do presidente da Comissão Directiva do POCH (Programa Operacional Capital Humano), Joaquim Bernardo. Além da direcção da escola e do Conselho de Administração, outras individualidades da edilidade local, bem como demais entidades ligadas à educação e ao tecido associativo e empresarial, marcaram presença neste momento importante.

A sessão contou ainda com a apresentação do projecto “ABC – Automatic Breakfast Cereal” o qual foi concebido por dois alunos finalistas, alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica e que foi construído a pensar no pouco tempo que muitas pessoas têm para a primeira refeição do dia: o pequeno-almoço. Os alunos construíram, então, um robô onde diversos cereais são colocados em compartimentos e que, após a escolha do consumidor, são inseridos numa taça, terminando o processo com a mistura do leite. Após a apresentação deste projecto, seguiu-se a habitual visita à exposição, com destaque para a Aldeia das Profissões, momento de apreciação dos projectos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito da formação prática e que ilustram as diversas saídas profissionais provenientes da oferta formativa disponibilizada.

Este primeiro dia terminou com uma cerimónia de entrega de certificados e diplomas a adultos certificados no âmbito do Centro Qualifica, através de Processos de RVCC Escolar e Profissional. Além do presidente do POCH, associaram-se também ao momento António Alberto Costa (Delegação Regional do Centro do Instituo de Emprego e Formação Profissional) e Cristina Ferreira (Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção de Serviços Centro).

Ao longo desta semana, muitos foram os workshops e as palestras dirigidos aos alunos, os quais abordaram matérias como o marketing, o turismo, a restauração, o uso consciente da água e o ambiente, a web, os veículos eléctricos e o empreendedorismo. “Também o apelo ao voluntariado, à solidariedade e às relações intergeracionais marcaram a semana, numa aposta clara no reforço desta componente, cada vez mais, importante nos nossos jovens, refere uma nota da ETP Sicó. Temas mais abrangentes como as mobilidades no âmbito do Programa Erasmus Plus e a aprendizagem digital também preencheram o programa.

Destaque também para as actividades direccionadas para o público externo, como é exemplo a acção promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da ETP Sicó com o tema: “Coaching Parental e Inteligência Emocional: como lidar com os medos e emoções da Geração Z”, assunto abordado pela psicóloga e coach Regina Veiga Ponces. Também “o luto e as perdas” foi um tema abordado nesta edição, através da psicóloga Ana Luísa Silva.

Uma vez mais, as actividades lúdicas viradas para a promoção dos benefícios da prática desportiva despertaram o interesse da comunidade, sendo de destacar o leque de actividades inseridas na dinâmica “Mexe-te connosco!”, assinalada em simultâneo em Avelar, Alvaiázere e Penela.

“Também o Restaurante Pedagógico foi um sucesso, descentralizando-se por Penela, Alvaiázere e Avelar, propondo, a cada dia, uma experiência gastronómica diferente, este ano, focada nos quatro elementos: terra, ar, fogo e água”, realça a ETP Sicó. Além do notório objectivo de abrir as portas à comunidade, a actividade surge como forma de potenciar a formação ministrada na área da restauração.

Muitos foram os visitantes que passaram pela ETP Sicó, desde alunos de outras escolas a utentes de IPSS locais e crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, estas últimas, fundamentalmente para assistiram à Hora do Conto e a Sessões de Astronomia em Planetário, fazendo jus ao objectivo da iniciativa: por um lado, dar a conhecer o resultado do modelo pedagógico da escola, através da exposição de projectos e, por outro, fomentar o aprofundamento da interacção escola-comunidade. Enfim, esta foi “uma edição intensa, marcada por dias repletos de dinamismo e de convívio”, conclui aquela entidade numa nota de imprensa.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM