22 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Municípios nacionais que partilham herança romana unem-se em associação

18 de Abril 2018

Os municípios que partilham a herança romana em Portugal vão avançar para a constituição de uma associação, tendo em vista promover o crescimento do sentimento de pertença e auto-estima das comunidades, bem como dos fluxos turísticos de índole cultural e social.

A decisão de constituir a Associação de Municípios do Portugal Romano foi tomada esta hoje durante uma reunião realizada no Museu PO.RO.S, em Condeixa, em que participaram os responsáveis dos dez municípios fundadores: Ansião, Braga, Condeixa, Lisboa, Penela, Oliveira do Hospital, Seixal, Vidigueira, Tomar e Santiago do Cacém.

A ideia partiu do município de Condeixa, que desafiou os restantes municípios portugueses com património romano a associarem-se ao projecto. Nesse âmbito, refira-se, um total de 27 municípios portugueses já manifestou vontade de aderir à futura Associação de Municípios do Portugal Romano.

“Esta associação tem por fim a promoção de uma acção cultural e social constante, tendo em conta a existência entre nós de parcelas de uma herança romana como valor identitário do nosso país, bem evidenciado nos monumentos romanos espalhados pelo território nacional, os quais podem contribuir, para além da sua função específica, para um crescimento significativo do sentimento de pertença e auto-estima das comunidades, bem como para o aumento dos fluxos turísticos de índole cultural e social, em cada uma das regiões de Portugal Continental”, explicou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Entre os municípios que já manifestaram intenção de aderir à futura Associação de Municípios do Portugal Romano contam-se os de Évora, Mértola, Alter do Chão, Idanha-a-Nova, Marco de Canaveses, Coimbra, Faro, Beja, Chaves, São Pedro do Sul, Monforte, Grândola, Setúbal, Sintra, Torres Novas, Peso da Régua, Meda, entre outros.

Na sua primeira reunião, realizada hoje, os municípios fundadores da referida associação procederam à aprovação do projecto de estatutos, devendo em breve formalizar-se a constituição da Associação de Municípios do Portugal Romano.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM