29 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala aniversário amanhã em Coimbra

3 de Abril 2018

No ano em que se comemoram os 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a data da fundação desta entidade — referência nacional no apoio ao doente oncológico e família —  é celebrada amanhã em Coimbra com uma cerimónia que assinala o estímulo e apoio financeiro que tem prestado à formação e à investigação científica. Na ocasião será anunciado a abertura do Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro Artur Santos Silva.

Assim, amanhã, a partir das 10h00, será assinalado o 77.º aniversário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) com uma cerimónia comemorativa que vai decorrer na Sala Almedina do Convento São Francisco, em Coimbra.

A LPCC, fundada a 4 de Abril de 1941, é a referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

A cerimónia de abertura terá intervenções de Carlos Freire de Oliveira, presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC, que abordará os 50 anos desta entidade que estão a ser comemorados ao longo de 2018, Vítor Veloso, presidente da LPCC, e João Pedro Pimentel, director do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro.

Durante a sessão, além da apresentação pública dos bolseiros a quem foram atribuídas as Bolsas LPCC 2017/2018, com destaque para a comunicação de Mafalda Laranjo, com resultados do projecto de investigação sobre “Terapêutica Fotodinâmica no cancro”, será feita a apresentação pública do total investido pela LPCC em Bolsas entre 2013 e 2017.

Prémio Nacional de Oncologia

O presidente da LPCC, Vítor Veloso, anunciará também amanhã a abertura do Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro Artur Santos Silva, na presença do seu patrono, e na ocasião explicará o âmbito e funcionamento deste prémio. O antigo presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian proferirá uma conferência sobre “Desafios para o 3.º sector na construção de uma sociedade mais justa”.

A cerimónia terminará com a actuação do Coro ao Centro, grupo coral constituído por cerca de 20 elementos que nasceu no espaço do Centro de Voluntariado Ocupacional e cresceu até integrar doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM