28 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Jornadas formativas assinalam 20.º aniversário da Biblioteca de Soure

17 de Abril 2018

O Município de Soure está a promover um encontro formativo subordinado ao tema “Novos Desafios, Novas Leituras e Múltiplas Literacias”, que pretende assinalar o 20.º aniversário da Biblioteca Municipal. A iniciativa, que teve início no passado sábado (14), conta com a colaboração do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Concelho de Soure.

“Estas jornadas visam proporcionar momentos de partilha e aquisição de conhecimentos, considerando o percurso das bibliotecas e a importância do livro e da leitura”, refere uma notta da autarquia, adiantando que “o público-alvo são os professores dos vários estabelecimentos de ensino, pretendendo-se envolver, cada vez mais, toda a comunidade na promoção da leitura e da escrita como pilares de todo o processo educativo”.

O primeiro de três dias de formação aconteceu este sábado (14), com uma sessão dedicada ao “Plano Nacional de Leitura e o novo perfil do aluno”, cujo tema foi apresentado por Elsa Conde e Isabel Bernardo que, de forma dinâmica e motivadora, analisaram a questão da leitura, da flexibilização curricular e do trabalho de articulação com as bibliotecas no contexto do novo perfil dos alunos para o séc. XXI.

Na sessão de abertura, o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Gil Soares, enalteceu a realização desta iniciativa e destacou o papel fundamental dos professores no projecto educativo municipal. De realçar que estiveram presentes cerca de 70 pessoas, onde se incluem professores e outros técnicos da área da educação, não só do concelho de Soure, mas também de outros municípios vizinhos.

Esta actividade terá continuidade no próximo dia 28 de Abril, com uma sessão com Teresa Pombo que abordará a “Gamificação: desafios para a inovação da aprendizagem da leitura e da escrita”. As jornadas terminam a 5 de Maio, data em que Sara Reis vai falar sobre a “Literatura para a Infância e Ilustração – procuro concretizar em linha e traço o que está escrito”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM