4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Fundação PT realizou acção de reflorestação em Pedrógão Grande

20 de Abril 2018

A Fundação PT plantou, na passada quarta-feira (18), 1.000 medronheiros na zona do Mosteiro, concelho de Pedrógão Grande, numa acção de reflorestação em que participaram cerca de 50 voluntários colaboradores da Altice Portugal, oriundos de várias zonas do país e empenhados em fazer renascer a região das cinzas, salpicar de verde a terra ardida e afirmar o benefício do espírito de solidariedade social e ambiental.

Esta iniciativa da Fundação PT teve o apoio do Município de Pedrógão Grande e foi levada a cabo em parceria com a ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e de Ambiente), através do projecto ProNatura.

No local, Graça Rebocho, directora da Fundação PT, afirmou que “esta acção insere-se no âmbito da responsabilidade social da Altice Portugal”, através da Fundação PT, que faz parte do grupo e desenvolve iniciativas de voluntariado. Esta acção de voluntariado dos colaboradores da Altice Portugal destinou-se a contribuir para a conservação da natureza, mitigando os impactos negativos causados pelos fogos florestais, através da reflorestação e limpeza de áreas ardidas e degradadas no concelho de Pedrógão Grande.

Aquela responsável explicou ainda que a iniciativa surge a par de outras já desenvolvidas pela Fundação ao nível da sustentabilidade ambiental, cujo objectivo passa por ajudar os municípios afectados pelos incêndios, reflorestando as zonas ardidas. “Hoje vamos plantar mil árvores. O mês passado plantamos duas mil e vamos doar mais cinco mil árvores que já não seremos nós a plantar com os voluntários. Tudo para esta zona, mas não significa que seja tudo para este município”, disse.

A directora da Fundação PT adiantou ainda que “em Junho, vamos fazer uma corrida e uma caminhada em Pedrógão Grande, em que contamos com mil colaboradores da Altice. Esta é também uma forma de dinamizar esta localidade. Vamos continuar com estas iniciativas e já doámos mais de 550 peças de mobiliário para esta zona. É a nossa forma de contribuir para a sua sustentabilidade”, concluiu.

Esta acção da Fundação PT é uma das várias realizadas em diversas aldeias do concelho, apoiadas pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande, representando cerca de cinco mil árvores ao todo, sendo que esta é a última acontece já um pouco fora da época de plantação.

O presidente da Câmara Municipal, Valdemar Alves, e a vice-presidente, Margarida Guedes, acompanharam a acção e agradeceram a adesão dos voluntários, classificando a iniciativa como “extraordinária” e realçando a importância deste tipo de “acções com recurso a espécies mais resilientes”.

O papel da autarquia é encontrar locais estratégicos para fazer estas plantações. Tendo em conta que a aposta é sempre em espécies autóctones, o município decidiu que estas acções serão feitas sempre junto a aldeias, nas faixas de gestão de combustível, para possibilitar a criação de uma faixa de floresta mais resiliente, precavendo futuros incêndios preparando o território para resistir a estes fenómenos.

A ANEFA, parceira desta iniciativa, fez o acompanhamento da acção e garante também o acompanhamento posterior da plantação, nomeadamente, a substituição das plantas mortas na próxima época de plantação que decorre a partir de Novembro, bem como todo o acompanhamento das plantas durante um período entre três e cinco anos. A garantia foi dada por Vera Santos, engenheira florestal da ANEFA.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM