25 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa comemora amanhã “Abril” e uma década de Biblioteca Municipal

24 de Abril 2018

O novo livro do condeixense José Magalhães Castela, “Dias de Abril em Condeixa – Do 5 de Outubro ao 25 de Abril”, editado pela Câmara Municipal local, será apresentado amanhã, no âmbito do programa comemorativo do 44.º aniversário da Revolução.

Na obra, a narrativa começa com a proclamação da República em Condeixa, na Câmara Municipal e na Administração do Concelho, bem como os actos públicos subsequentes verificados em Outubro de 1910, a que se seguem os esboços biográficos de três grandes figuras do regime republicano em Condeixa, nomeadamente, Abílio Roque de Sá Barreto, António Pires da Rocha e Júlio Ribeiro da Costa.

Os democratas condeixenses que se distinguiram em prol da Democracia e da Liberdade nas ditaduras de Oliveira Salazar e de Marcelo Caetano constituem outro dos temas do livro, merecendo o período imediatamente a seguir ao 25 de Abril, em Condeixa, um dos pontos altos da obra, onde se insere a transcrição da sessão popular de 29 de Abril de 1974, em que foi eleita uma Comissão Provisória que assegurou a gestão da Câmara Municipal até às primeiras eleições livres.

O programa das celebrações do 25 de Abril, com início pelas 10h00, contempla ainda o lançamento da brochura sobre a “Intervenção Política na Assembleia da República, de Belmiro Moita da Costa, em Junho de 1984, sobre o sub-sector da Agricultura e seu financiamento”.

O hastear das bandeiras, formatura dos Bombeiros Voluntários e interpretação do hino nacional pelo Orfeão Dr. João Antunes e Coro Infantil da Câmara Municipal de Condeixa, bem como as intervenções políticas, serão outros momentos das comemorações que irão decorrer os claustros dos Paços do Município.

À tarde, será assinalado o 10.º aniversário da Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, em Condeixa, com a abertura, pelas 15h30, de uma exposição fotográfica sobre as diferentes actividades desenvolvidas naquele espaço ao longo da última década e a apresentação de vários testemunhos de participantes, de diversas idades, que as frequentaram.

No programa festivo, além do “soprar das velas”, terá lugar um espectáculo para pais e filhos, por Adriana Campos.

“Foram 10 anos de uma actividade intensíssima, que todos os condeixenses que são utilizadores da biblioteca municipal podem confirmar. Uma década de uma dinâmica impressionante, num espaço com actividades para todos, dos zero aos 100 anos, como costumo dizer”, realça a vereadora da Cultura, Liliana Pimentel.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM