15 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Santuário de Fátima propícia vivência intensa do tríduo pascal

29 de Março 2018

O Santuário de Fátima elabora anualmente um programa celebrativo particular no período da Quaresma, para uma melhor vivência deste tempo que antecede a Páscoa. Durante a Semana Santa, o Tríduo Pascal, os três dias que precedem e preparam a festa da Páscoa, são vividos de forma muito intensa.

Ao início da manhã, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu pelas 9h00 a oração de laudes. Pelas 18h00, a missa vespertina da Ceia do Senhor, tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade. Pela noite, às 23h00, haverá oração comunitária na Capela da Morte de Jesus.

As cerimónias da sexta-feira da Paixão do Senhor iniciam pelas 00h00 na Capelinha das Aparições, com via-sacra aos Valinhos. Pelas 9h00, é rezada a oração de laudes na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Às 15h00 a celebração da Paixão do Senhor vai acontecer na Basílica da Santíssima Trindade. Pelas 21h00 os peregrinos são convidados a acompanhar a via-sacra no Recinto de Oração.

O sábado santo começa com a oração de Laudes na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelas 9h00. Ao meio dia haverá a oração do rosário na Capelinha das Aparições. No mesmo local, pelas 15h00 será feita uma oração a Nossa Senhora da Soledade. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe pelas 17h30 a oração de vésperas. Às 22h00 a Vigília Pascal tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade, seguida de Procissão Eucarística para a Capela do Santíssimo Sacramento.

As celebrações do Tríduo Pascal do Santuário vão ser interpretadas, pela primeira vez, em língua gestual portuguesa (LGP).

As celebrações do Tríduo Pascal com interpretação em LGP serão: a Missa vespertina da Ceia do Senhor, às 18h00 de Quinta-feira Santa, a celebração da Morte do Senhor, às 15h00 de Sexta-feira Santa; e a Vigília Pascal; às 22h00 de Sábado Santo. Todas elas decorrem na Basílica da Santíssima Trindade. No domingo de Páscoa, a comunidade surda pode participar na Missa dominical às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

“Queremos convidar toda a comunidade surda a vir celebrar connosco este momento festivo da Pascoa do Senhor”, referiu o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, num vídeo dirigido àquela comunidade, onde sublinha a importância da vivência do Tríduo Pascal enquanto momento celebrativo que conduz à “vivência da Páscoa de Jesus Cristo”.

Esta decisão integra um esforço que o Santuário tem vindo a assumir para melhorar as condições aos peregrinos que o visitam, concretamente na resposta de que precisam aqueles que têm especiais necessidades de inclusão e acessibilidade. Neste sentido, desde 2013, que a Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, tem vindo a ser interpretada em língua gestual portuguesa por uma equipa de 12 elementos.

Também a partir da Páscoa, haverá algumas modificações no programa oficial do Santuário de Fátima, entrando em vigor o chamado Programa de Verão, que se estende até final de Outubro.

A missa das 11h00, de segunda a sábado, passa a ser na Basílica da Santíssima Trindade e aos domingos, no Recinto de Oração. A missa das 12h30, de segunda a sábado, é na Capelinha das Aparições, e ao domingo, na Basílica da Santíssima Trindade. A missa das 16h30 aos domingos, passa para a Capelinha das Aparições.

A Hora de Reparação ao Coração Imaculado de Maria, às 14h00, acontece todos os dias na Capelinha das Aparições. O rosário das 21h30, que acontece diariamente na Capelinha das Aparições, passa a ser seguido de Procissão das velas.

Ao domingo, o Recinto de Oração acolhe pelas 17h30, Procissão Eucarística.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM