O Turismo Centro de Portugal apresentou hoje, no seu stand na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa, a rede, o site e a assinatura da operação Lugares Património Mundial do Centro, um programa que integra os recursos turísticos da região Centro de Portugal inscritos na lista Património Mundial da Humanidade da UNESCO: o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia e o Convento de Cristo em Tomar.
Esta é uma operação que “tem a capacidade de criar valor acrescentado para as empresas e empresários do Centro que estão no perímetro dos lugares Património da Humanidade”, destacou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, na apresentação. Além de que, acrescentou, “ajuda a reforçar a marca Centro de Portugal e a marca Portugal”. “Cerca de 49 por cento das 1.000 milhões de viagens que se fazem anualmente no mundo acontecem por motivação cultural. Os visitantes dos novos mercados emissores, que não trabalhávamos antes, procuram diversificar as suas experiências e visitar o património da humanidade é uma experiência privilegiada”, frisou.
A apresentação foi conduzida por Carlos Martins, coordenador da operação, que elencou as iniciativas que já aconteceram ou vão acontecer. “Os lugares património da humanidade têm valor universal e nós temos a sorte de estarem no nosso território. São alguns dos monumentos mais visitados em Portugal: juntos, somam 1,3 milhões de visitas por ano. Se fizermos bem o trabalho de divulgar este património em rede, a região ficará ainda melhor. O desafio é este trabalho em articulação, é criar uma camada que seja superior à soma das partes”, salientou.
Uma camada que se evidencia na própria assinatura que acompanha todas as iniciativas da operação: um selo criado pelo internacionalmente multipremiado designer Eduardo Aires, e que remete para os quatro sítios classificados.
Ao abrigo desta operação, foram já realizadas várias iniciativas, no segundo semestre de 2017. Um segundo ciclo de programação irá acontecer entre Maio e Dezembro deste ano.
Carlos Martins aproveitou para anunciar o lançamento de um site específico dedicado a estes lugares, já disponível em www.patrimoniomundialdocentro.pt.
Paulo Baptista, presidente da Câmara Municipal da Batalha, encerrou a apresentação, em representação do consórcio, salientando que esta “rede é a porta da entrada para a região Centro de Portugal”, capaz de “potenciar a marca a nível nacional e internacional”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM