7 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Projecto da Cáritas Diocesana de Coimbra apoia 42 crianças e jovens

21 de Março 2018

O projecto Sementes do Saber da Cáritas Diocesana de Coimbra angariou nesta edição 841,20 euros, que somados à verba angariada anteriormente perfez o valor de  1.176,40 euros, o que permitiu apoiar 42 crianças e jovens pertencentes a famílias carenciadas da Diocese de Coimbra.

O projecto Sementes do Saber é uma iniciativa da Cáritas Diocesana de Coimbra que foi implementado em 2011, com o intuito de apoiar crianças e jovens do concelho de Coimbra que se encontrem em situação de carência económica, através da aquisição de livros e material escolar.

Desta forma, o projecto desenvolve-se duas vertentes, que consistem na angariação de padrinhos que contribuem de forma monetária na aquisição de livros e material escolar ou que cedem manuais escolares de modo a poderem ser reutilizados por outras crianças e jovens.

Assim, com o objectivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da iniciativa Sementes do Saber, a Cáritas de Coimbra participou em eventos de divulgação e angariação de verbas. Neste sentido, promoveu três recolhas no âmbito da Campanha Recolha de Livros e Papel, o que veio uma vez mais permitir a angariação de livros usados e a sua reutilização por outras crianças, mas também alcançar receitas a favor do projecto, através da reciclagem de livros desactualizados, papel e papelão. No total a Cáritas Coimbra recebeu 3000 quilos de papel para reciclagem, totalizando o valor de 120 euros.

Por outro lado, dinamizou um Sarau de Teatro no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira, em parceria com o Grupo de Teatro “O Celeiro”, com as receitas a reverter a favor do projecto.

Além disso, foi lançada a campanha 2017/2018, que teve lugar no passado dia 7 de Julho, no Café Santa Cruz. Para isso, foi idada a escritora Lurdes Breda, autora de livros para crianças e jovens, que presenteou os participantes com a dissertação sobre “O papel da educação nos dias de hoje”. Para finalizar a sessão, o grupo de teatro Carinhos Quentes, composto por colaboradores da Cáritas de Coimbra, apresentou uma peça homónima ao público presente.

De salientar que nesta edição do projecto Sementes do Saber foram angariados no seu todo 841,20 euros provenientes das actividades realizadas e do contributo monetário dos padrinhos, que somado à verba que transitou da edição anterior perfez o valor total de 1.176,40 euros. Este valor permitiu apoiar 42 crianças e jovens, maioritariamente do 2.º e 3.º ciclos, pertencentes a famílias carenciadas da Diocese de Coimbra. Outras 25 crianças foram encaminhadas para os Serviços de Acção Social Escolar das respectivas escolas, uma vez que estas já se encontram organizadas para adquirirem os manuais escolares sem ser necessário os pais adiantarem as verbas a que têm direito de acordo com o escalão.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM