9 de Dezembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Professores bibliotecários reunidos em seminário em Condeixa

15 de Março 2018

Condeixa acolheu, no início deste mês de Março, o II Seminário da Rede de Bibliotecas de Condeixa “Veni, Legi, Vici: já os romanos o sabiam – Leitura(s) com Memóri@(s)”, que envolveu cerca de 90 participantes, na sua maioria professores e professores-bibliotecários, provenientes de todo o país.

Esta acção de formação acreditada resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas de Condeixa, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Formação Nova Agora, com a iniciativa a decorrer em diferentes espaços, nomeadamente no Museu PO.RO.S, mas também no edifício da Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento e na Escola Básica 2/3 de Condeixa-a-Nova.

Durante dois dias, investigadores e especialistas de relevo científico e pedagógico em áreas tão diversas como leitura, narrativa literária, multiliteracias, educação/formação, memória histórica e cidadania, conduziram os formandos numa reflexão acerca dos grandes desafios gerados pelo imediatismo das sociedades em rede e das novas formas de comunicação.

Deste encontro há ainda a salientar o momento cultural de sexta-feira à noite, dedicado a Fernando Namora, protagonizado por José Manuel Mendes, director da Associação Portuguesa de Escritores e amigo íntimo do escritor, que, de forma intimista, enalteceu o percurso de vida e o legado do médico e escritor condeixense.

Assinale-se ainda as Oficinas de Poesia (de Condeixa), que brindaram o público com a declamação de poemas da obra literária “Markting”, e por Paulo Condessa, escritor, poeta, performer e professor, que (re)interpretou, de forma sensível e sensorial, a poesia de “Mar de Sargaços”.

No dia seguinte, após a realização de ateliers que versaram diversas temáticas, o grupo voltou ao Museu PO.RO.S para recordar a herança do povo romano, através da visita à exposição interactiva e às oficinas de Cerâmica, de Mosaicos e de Brinquedos Romanos.

E porque a extrema riqueza patrimonial de Condeixa não se deve apenas aos romanos, o “Património Quinhentista” do concelho foi apresentado aos participantes pela mão de Miguel Pessoa, a partir de uma exposição de 18 painéis que dão a conhecer alguns dos monumentos mais relevantes daquela época. Foi possível também visitar a exposição “Nave de Pedra”, um roteiro visual proposto por Isabel Freitas a partir de imagens e palavras deixadas por Fernando Namora, abrindo caminho para o acesso à obra e ao imaginário do artista.

Esta acção terminou com a actuação, muito aplaudida, da Orquestra do Agrupamento de Escolas de Condeixa, conduzida pelo professor Mário Alves.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM