7 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pousaflores percorre amanhã “O Caminho da Cruz” numa via-sacra ao vivo

29 de Março 2018

A quadra pascal é vivida intensamente na freguesia de Pousaflores. “O Caminho da Cruz” será evocado amanhã (30), Sexta-feira Santa, a partir das 10h00, tendo início junto à Igreja Matriz de Pousaflores. A partir daí, actores e figurantes irão percorrer as ruas da freguesia até ao alto da serra. A assistir a esta representação vai a população que vive e sente de forma particular as celebrações pascais.

Dezenas de figurantes dão corpo à encenação dos últimos momentos da vida de Cristo, numa iniciativa da Associação de Cultura e Recreio de Pousaflores (ACREP). Com orações e cânticos religiosos, as 15 estações da via-sacra são recriadas tal como descreve a bíblia: Jesus foi presente a Pilatos, acusado pelos sacerdotes e condenado à morte.

Este é o quarto ano consecutivo que a ACREP recria a tradicional via-sacra, que “percorre o caminho da serra, desde a Igreja Matriz de Pousaflores até ao alto da Serra, junto à capelinha do Anjo da Guarda”, refere a organização na sua página de Facebook. A encenação dos últimos momentos da vida de Cristo é recriada por “dezenas de participantes, todos trajados a rigor”, que interpretam “de uma forma realista e comovedora” as 15 estações, que vão desde o julgamento, passando pela condenação à morte e terminando na ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com a ACREP, “este evento que pretende divulgar Pousaflores, com as suas tradições e as suas riquezas, nomeadamente as belezas naturais de uma serra com uma paisagem única e impressionante”. Além disso, a tradicional via-sacra visa também “proporcionar mais uma Sexta-feira Santa muito especial”, possibilitando “atrair e emocionar os visitantes”.

Este ano, algumas associações da freguesia (Liagrae Grupo Motard de Pousaflores), bem como a Sociedade Filarmónica Avelarense, juntam-se à ACREP na organização da via sacra.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM