28 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Porto de Mós celebra Semana Santa com alargado programa de actividades

19 de Março 2018

As comemorações da Semana Santa de Porto de Mós 2018 decorrem até ao próximo dia 30 de Março, com um programa alargado de actividades de índole religiosa e cultural.

No passado dia 16, o castelo de Porto de Mós acolheu a cerimónia de apresentação desta iniciativa, onde decorreu, também, a abertura da exposição de fotografia “LXV”, de Rui Campos, que estará patente no Castelo de Porto de Mós até ao dia 17 de Abril e que também integra o programa de actividades das comemorações.

A 25 de Março, Dia de Ramos, será celebrada “a entrada de Jesus em Jerusalém”. A cerimónia terá início no largo da Feira de São Pedro, com uma procissão e recriação desta passagem bíblica. A “entrada” na cidade de Jerusalém será representada na Ponte Nova de Porto de Mós, que estará, na sua totalidade, decorada com um tapete de flores. Este trabalho resulta da parceria com o Grupo de Quarentões de Mira de Aire, o Rancho Folclórico de Mira de Aire, a Comissão de Festas de São Miguel do Juncal, a equipa de jardinagem do Município de Porto de Mós, o Grupo de Catequese de Porto de Mós, o Agrupamento de Escuteiros 370 Porto de Mós e o Grupo de Moradores de Alcaria.

Chegada ao Largo do Rossio, a procissão, que este ano regista um novo itinerário, passará pela Alameda Dom Afonso Henriques, Avenida Sá Carneiro, Praça Arménio Marques e Avenida de Santo António, voltando ao Largo do Rossio, onde terminará a Eucaristia.

No dia 26 de Março, a Igreja de São Pedro acolherá o concerto de música sacra “Evocação da Paixão de Cristo”, com António Alves e o Tenor Amadeu de Oliveira, pelas 21h30. A antiga tradição dos cantares da Quaresma, será retomada no dai 27, com o Rancho Folclórico “Luz dos Candeeiros”, às 21h30,na Igreja de São Pedro.

“Um silêncio de 40 dias – Quadraginta Dies Silentio” é uma apresentação teatral e musical com produção de “A corda”, também na Igreja de São Pedro, pelas 21h30.

Na Quinta-Feira Santa (29), será celebrada a Eucaristia “Ceia do Senhor e Lava Pés”, na Igreja de São Pedro, pelas 20h30.

A encerrar as comemorações da Semana Santa de Porto de Mós 2018 será realizada a Via Sacra ao Vivo, pelas 16h00, com início na Igreja de São Pedro. Um espectáculo religioso que levará os presentes a viver o tempo pascal de forma profunda.

A Via Sacra ao Vivo será recriada, em 14 estações que percorrerão a vila de Porto de Mós, terminando no Castelo de Porto de Mós com os rituais da crucificação e adoração da Cruz.

O Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria é o responsável por esta recriação bíblica, contando com a participação de alguns elementos dos grupos de teatro locais como o Trupêgo – Grupo de Teatro e Teatr’Ambu – ASSV São Jorge. Participam, nesta recriação a Associação das Serras de Aire e Candeeiros e o Grupo de Catequese de Porto de Mós.

As comemorações contam ainda com a colaboração dos grupos corais do concelho de Porto de Mós e com a Banda Recreativa Portomosense. Todas as actividades são de entrada livre.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM