8 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal dinamiza centro histórico com programa cultural de quatro dias

19 de Março 2018

A Junta de Freguesia de Pombal associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, através da dinamização de um programa especial de actividades que irão decorrer ao longo de quatro dias em vários espaços da cidade. As iniciativas começam a 28 de Março (Dia Nacional dos Centros Históricos) e estendem-se até 31 de Março, com um programa que “dá um enfoque especial à música”.

“Estamos a dinamizar neste mês de Março o Dia Nacional dos Centros Históricos, que é uma celebração que já assinalamos na freguesia há muitos anos, precisamente pela Junta se situar no centro histórico de Pombal”, anunciou o presidente da Junta, Pedro Pimpão, salientando que “este ano quisemos inovar” apresentando um programa que pretende “dar um enfoque especial na componente cultural e dentro da componente cultural na música”.

Por isso, ao longo de quatro dias, diversos espaços do centro histórico de Pombal vão ser palco de diferentes actividades e espectáculos com “vários estilos de música” que visam, “apelar para a importância da cultura e do património”.

“Este ano vamos ter vários apontamentos musicais, mas em 2019 o objectivo é alargar para outras manifestações culturais”, sempre com o objectivo de “trazer coisas de fora para estimularmos a produção de dentro, mas também dar visibilidade aos projectos que existem em Pombal”, referiu Pedro Pimpão. Nesse sentido, no âmbito desta comemoração “vamos ter a estreia de uma banda do concelho e quase a estreia de outra”, revelou Leonel Mendes, um dos organizadores do evento, frisando que “o programa foca-se nos projectos musicais do concelho, mas ainda assim quisemos trazer convidados de fora”.

O programa comemorativo arranca na quarta-feira (28) com a confecção de uma fogaça gigante por um estabelecimento da zona histórica. Na quinta-feira (29), a Junta de Freguesia envolve as crianças do ATL nesta celebração, convidando-as a participar no peddy papper “conhecer o património e a história”. As actividades deste segundo dia terminam com o espectáculo de fado “Coimbra em piano de fundo”, que pretende assinalar este que é o Ano Europeu para o Património Cultural, assim como “valorizar este nosso matrimónio imaterial”.

Na Sexta-feira Santa (30), destaque para um momento mais tradicional com a dinamização do 1.º Encontro de Gaiteiros, considerados a “base integrante do nosso acervo cultural tradicional”.

No sábado (31), a Junta de Freguesia de Pombal apresenta “a grande inovação desta edição” que consiste no festival “Oh da praça!”. Trata-se de “um projecto pioneiro” que vem “dar vida às nossas praças por intermédio da música”, explicou Pedro Pimpão, realçando que para isso “desafiámos alguns agrupamentos musicais a associarem-se a este festival”. Esta actividade vai desenvolver-se em “quatro palcos informais localizados em quatro espaços da cidade: duas praças e dois largos, onde as pessoas serão certamente surpreendidas com a música”, revelou a vereadora da Cultura, Ana Gonçalves.

Para a autarca, o programa do Dia Nacional do Centros Históricos “é de facto uma fusão que diria perfeita entre a cultura, a tradição, a história e a gastronomia”, que “vai certamente aproximar os pombalenses do nosso património e da nossa riquíssima cultura”. “Penso que serão quatro dias de partilha, cultura e tradição numa zona muito querida para todos os pombalenses”, que nesta altura já “terá uma alegria e uma cor especial” com a “decoração dos 44 lustres florais desenvolvidos pelas instituições do concelho de Pombal”.

De salientar que a comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Pombal, em parceria com o Município local. O evento pretende assinalar esta data, dinamizando o comércio local, divulgando novos projectos musicais, angariando fundos para uma finalidade solidária e enriquecendo a cultura da cidade de Pombal. Desta forma, o projecto assenta em quatro pilares: história, arte, dinamismo e solidariedade.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM