29 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal comemorou Dia da Árvore com plantação de árvores autóctones

22 de Março 2018

As crianças e seniores do concelho de Pombal contribuíram, ontem e hoje, para a reflorestação da Serra de Sicó e da Mata Nacional do Urso com a plantação de cerca de 120 árvores autóctones. Esta iniciativa, promovida pelo Município, serviu para assinalar o Dia Mundial da Árvore que se celebra a 21 de Março.

“Ontem, plantámos com as crianças das escolas cerca de 60 árvores na Serra de Sicó e nas eco-escolas e hoje plantámos mais cerca de 60 árvores na Mata Nacional do Urso”, adiantou ao TERRAS DE SICÓ Ana Catarina Soares, técnica superior do Município de Pombal, salientando que o objectivo desta iniciativa “é consciencializar os mais novos e não só para o respeito e a importância das florestas e preservação das árvores, uma vez que são essenciais para a vida”.

O programa de actividades englobou a reflorestação de uma parte da Serra de Sicó e da Mata Nacional do Urso, através da plantação de árvores autóctones, como pinheiros mansos, carvalhos, freixos e medronheiros.

Este tipo de iniciativas costuma realizar-se anualmente em Março e Novembro como forma de assinalar, respectivamente, os dias da árvore e da floresta autóctone, explicou Ana Catarina Soares, realçando que “em Portugal, o Dia Mundial da Árvore devia ser mais para cuidar das árvores e o Dia da Floresta Autóctone devia ser para plantar, uma vez que Novembro é a melhor época do ano para se fazer as plantações”. “Mas este ano, como está a ser tão atípico em termos climáticos, dá para fazer plantações todo o ano, pois o clima, que vai alternando entre chuva e sol, está bom para continuarmos a plantar”.

Depois de ontem terem plantado cerca de 60 árvores autóctones na Serra de Sicó e nas eco-escolas, hoje foi a vez de plantar cerca de 56 pinheiros mansos numa faixa de terreno municipal adjacente à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Mata Nacional do Urso, na freguesia do Carriço, que ardeu no incêndio de Outubro de 2017. Além disso, foram ainda plantados quatro medronheiros na zona confinante à ETA da Mata Nacional do Urso.

Esta acção de reflorestação contou com a presença de utentes do Centro Social do Carriço e do Centro Social e Paroquial da Mata Mourisca, aos quais se juntam alguns elementos do Rotary Club de Pombal.

A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e do Dia Mundial da Água, pelo que, a seguir à acção de reflorestação, foi feita uma visita às instalações da ETA da Mata do Urso.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM