28 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Obras do quartel devem estar concluídas no final de Agosto

2 de Março 2018

As obras de requalificação e ampliação do quartel dos Bombeiros de Voluntários de Alvaiázere arrancaram no passado mês de Janeiro e deverão estar concluídas no final do Verão, adiantou ao TERRAS DE SICÓ o comandante da corporação, poucos dias antes da Associação Humanitária comemorar o seu 78.º aniversário. O projecto de beneficiação do edifício, que está orçado em mais de meio milhão de euros e será comparticipado em 85 por cento pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), vai dotar o quartel de melhores condições para os mais de 85 voluntários que fazem parte do corpo activo e permitir albergar todas as viaturas debaixo de cobertura.

“A conclusão das obras está prevista para finais de Agosto”, revelou Mário Bruno, salientando que o projecto “vem melhorar a operacionalidade e o bem-estar dos bombeiros”, permitindo “um reforço da capacidade de parqueamento de viaturas e a remodelação dos gabinetes operacionais, das salas de formação, das zonas de descanso e lazer dos bombeiros, da central de telecomunicações e dos serviços administrativos”.

De salientar que o quartel conta já com 26 anos de vida útil sem sofrer intervenções de vulto para conservação e reparação, pelo que apresentava na sua génese “graves lacunas quer ao nível da construção com fissuras visíveis nas paredes e elementos de suporte, quer ao nível da impermeabilização, caixilharia e cobertura já que a mesma é em amianto”, reportou a Associação Humanitária na candidatura que apresentou ao POSEUR, constatando que “se torna urgente as obras de beneficiação do edifício” para melhorar as condições de acolhimento aos bombeiros.

Mas esta não é a única necessidade da corporação. Ao nível do parque automóvel, “a principal carência é um veículo ligeiro de combate a incêndios e viaturas de transporte de doentes não urgentes”, realçou Mário Bruno, adiantando que durante as comemorações do 78.º aniversário da Associação Humanitária “vamos benzer uma viatura adquirida ao abrigo de uma candidatura ao POSEUR”. Trata-se de um Veículo Tanque Táctico Florestal (VTTF), que representou um “investimento de cerca de 173.000 euros, comparticipado em 80 por cento por fundos comunitários estatais”, e permite efectuar uma resposta mais rápida e musculada das equipas de combate, possibilitando o abastecimento dos veículos de forma mais segura e eficaz no teatro de operações.

“Neste momento, temos 86 bombeiros voluntários”, adiantou o comandante, frisando que nas comemorações do aniversário “vamos promover 13 estagiários à carreira de bombeiro”. No entanto, “não é fácil recrutar elementos para o corpo activo, pelo contrário, é cada vez mais difícil, sobretudo num concelho como o nosso onde há cada vez menos população, pelo que sofremos também com o despovoamento existente”, referiu. “Felizmente temos tido por parte da comunidade estudantil uma resposta positiva à sensibilização que fazemos todos os anos no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere”, enalteceu Mário Bruno, na expectativa de que os apoios aos bombeiros, anunciados pela presidente da Câmara Municipal no ano passado e que vão entrar em vigor neste mês de Março, favoreçam a “sensibilização e angariação de bombeiros para as nossas fileiras”.

 

Condecorações e promoções em dia de festa

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere comemora, no próximo domingo (11), o seu 78.º aniversário, com uma festa que envolve todos os elementos do seu corpo de bombeiros, mas também os seus familiares, membros da direcção e associados. As cerimónias iniciam-se com o hastear da bandeira, assim como uma missa e romagem ao cemitério, em memória dos seus elementos já falecidos. Segue-se o desfile pelas ruas da vila, a recepção às entidades oficiais e a sessão solene onde serão condecorados e promovidos alguns elementos da corporação e benzida uma nova viatura.

“Na comemoração deste aniversário vamos promover 33 elementos e condecorar 22 bombeiros com medalhas de assiduidade por cinco, 10, 15, 20 e 25 anos”, referiu Mário Bruno. Nesta cerimónia serão ainda indigitados 13 novos recrutas que acabaram a sua formação inicial e serão promovidos a bombeiros.

A celebração termina com o tradicional almoço convívio no salão da associação, confeccionado por um grupo de voluntários e servido pelos alunos da ETP Sicó.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM