30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Município de Pedrógão Grande assinala Dia da Floresta e da Água

20 de Março 2018

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande e a GNR vão promover diversas actividades de educação ambiental, comemorando o Dia Internacional da Floresta (21 de Março) e o Dia Mundial da Água (22 de Março).

Especialmente dirigidas aos alunos do Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande (AEPG) e ETPZP, as actividades conjuntas com a GNR irão decorrer na Escola Miguel Leitão de Andrada e envolvem cerca de 300 alunos de todo o concelho. Também no dia 21 de Março, será inaugurada a exposição “Os Ismos” no CIT (Centro de Interpretação Turística).

“O principal objectivo é sensibilizar os mais novos para boas práticas ambientais, visando a preservação da natureza e a poupança da água”, refere uma nota da autarquia, adiantando que “as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal, AEPG e GNR procuram contribuir para um ciclo positivo de educação ambiental, criando condições para que os jovens cresçam com hábitos mais saudáveis”.

“Verificando-se hoje em dia inúmeras formas de agressão ao meio ambiente, tais como a poluição atmosférica, a contaminação dos cursos de água ou a devastação das florestas, a Câmara Municipal de Pedrógão Grande considera cada vez mais premente a necessidade de alterar o comportamento do Homem face à natureza”, adianta aquela edilidade, esperando que “com estas acções as boas práticas sejam enraizadas e que tenham continuidade ao longo da vida adulta destes participantes”.

A iniciativa que será levada a cabo pela GNR é um evento solidário para a comunidade escolar do concelho de Pedrógão Grande, que consistirá em variadas actividades que vão desde breves considerações acerca do Dia Mundial da Árvore e uma caminhada de aproximadamente quatro quilómetros pela mancha florestal adjacente à vila de Pedrógão Grande, com uma passagem pelo Largo da Devesa. Além disso, esta iniciativa contempla ainda a plantação árvores na escola junto ao polidesportivo descoberto do AEPG, por representantes dos alunos a designar por cada um dos agrupamentos, bem como algumas demonstrações do SEPNA e do GIPS.

Já a exposição que será inaugurada amanhã (21), no CIT, será realizada em colaboração com o AEPG, sendo da autoria dos alunos do 9.º ano. Arte moderna e contemporânea é o que nos apresenta “Os Ismos” – assim se chama a exposição – que poderá ser visitada até ao dia 27 de Abril, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

De realçar que as iniciativas da GNR no Dia Internacional da Floresta se realizam no âmbito das comemorações do 101.º aniversário do CTERLEIRIA (Comando Territorial de Leiria da GNR), com a intenção de criar momentos de maior aproximação à população, nomeadamente através da realização de actividades de exercício físico e com cariz solidário. As comemorações têm o seu ponto alto no fim-de-semana de 7 e 8 de Abril. No sábado (7) acontece uma caminhada (6 km), um Canitrail, um Trail Curto (10 km) e um Trail Longo (18 km). Já no domingo (8) destaque para ma demonstração cinotécnica, desfile da Charanga a Cavalo e Cerimónias Militares. De salientar que as comemorações contemplam ainda um Concerto pela Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM