9 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Missão solidária estreita relações entre Penela e Ilha de Soga (Bissau)

28 de Março 2018

A Associação “SOGA – Servir Outra Gente com Amor”, com o apoio do Município de Penela, está a organizar uma Expedição Humanitária, entre 2 a 12 de Abril, sob o lema “Missão Solidária com a Ilha de Soga no arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau”. Trata-se de uma iniciativa de ajuda humanitária às populações da ilha de Soga profundamente desfavorecidas e, parcialmente, isolada do continente.

Mais do que uma expedição todo-o-terreno, ao longo de quase 5.000 quilómetros, dezassete participantes, entre eles Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, e o padre Luís Costa, presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, irão percorrer Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau, alguns dos quais de recriação das paisagens e das passagens do mítico Rally Dakar, numa viagem de descoberta e aventura em África.

O cariz humanitário da expedição vai permitir a estes participantes que se deslocam nesta missão a título particular, custeando pessoalmente todas as despesas inerentes à viagem, conhecer a realidade de um povo que vive em quase isolamento e privado do essencial, e estreitar laços de solidariedade e fortalecer as relações bilaterais entre Portugal e Guiné Bissau, particularmente, entre Penela e Soga.

O objectivo principal da missão passa pela recolha, transporte e entrega de material escolar básico, consumíveis hospitalares, ferramentas e utensílios de trabalho, roupa cuja necessidade foi, previamente, identificada e doada por empresas e particulares, com o propósito de melhoria de condições básicas de vida, salubridade, educação e, particularmente, a saúde na ilha de Soga.

A Associação vai proceder à recolha de material que será, directamente, entregue pelos participantes e destinado à população de Soga. Algum deste material será transportado nos veículos da expedição, sendo a grande maioria enviado através de contentor marítimo.

Associado à entrega do material e equipamento a Associação SOGA tem uma presença e intervenção contínua na ilha, procurando melhor a qualidade de vida, a saúde e a educação dos habitantes através da promoção e financiamento de vários projectos que conduzam à autonomia e sustentabilidade de Soga.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM