4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Filarmónica Vilanovense festeja 140 anos este fim-de-semana

10 de Março 2018

Fundada a 10 de Março de 1878, a Sociedade Filarmónica Recreativa e Beneficente Vilanovense, de Vila Nova de Anços, festeja este fim-de-semana o 140.º aniversário, recebendo como “prenda” uma nova sede.

O programa comemorativo prevê para hoje, pelas 22h00, o Concerto Philarbúrdia, que junta a Filarmónica Vilanovense, a Banda do Cercal e o grupo sourense Barbúrdia, num projecto que estreou em Abril do ano passado em Soure e coloca em palco mais de uma centena de músicos. A noite terminará com a actuação de dj´s.

Amanhã, domingo, às 15h30, será hasteada a bandeira, ao som do Hino da Sociedade, seguindo-se a habitual romagem ao cemitério para homenagear músicos, sócios e maestros falecidos.

Para as 17h00, está marcada a sessão solene comemorativa do aniversário e a inauguração da sede. Uma hora depois, realiza-se um concerto pela Banda da Força Aérea Portuguesa, terminando a festa com um jantar que assinala a data.

A nova sede é há muito esperada. “É um sonho que já vem de alguns anos. Tivemos o azar de passarmos pelos anos da crise, em que os apoios baixaram e os serviços da filarmónica também decresceram, mas conseguimos paulatinamente levar a água ao nosso moinho e estamos muito contentes com isso”, referiu ao TERRAS DE SICÓ o presidente da direcção, Porfírio Quedas, a propósito da conclusão da obra, quase uma década após o seu lançamento.

A infra-estrutura está dotada de “quatro boas salas de formação, com o equipamento acústico adequado”, para a escola de música, uma sala de ensaios para a filarmónica, além de um outro espaço adjacente disponível para utilização vária.

“Preocupamo-nos em dotar a sede de salas de formação, que não tínhamos, para a escola de música, que é o nosso pilar. É fundamental para o futuro da filarmónica ter uma escola a funcionar em pleno”, sustenta o dirigente.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM