29 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Festival de Teatro de Pombal traz a palco 12 espectáculos

2 de Março 2018

Doze espectáculos sobem ao palco em mais uma edição do Festival de Teatro de Pombal, que arranca hoje e prolonga-se até dia 18 de Março, no Teatro-Cine, no Jardim do Cardal e ainda em cinco freguesias do concelho. Esta iniciativa é promovida pelo Município, em parceria com o Teatro Amador de Pombal (TAP).

Numa nota de imprensa, o Teatro Amador de Pombal, que organiza o festival juntamente com o município, adianta que a edição de 2018 conta com seis palcos diferentes, distribuídos por Abiul, Almagreira, Carriço, Pelariga, Vermoil e cidade de Pombal, com o objectivo de “democratizar o acesso à cultura”.

“Isto é muito importante para o concelho e para o Teatro Amador de Pombal, e queremos continuar a apostar em levar o teatro às freguesias”, disse o presidente da companhia, Humberto Pinto, referindo que em Abril o grupo vai a três freguesias, mas fora do âmbito do festival.

Humberto Pinto explicou ainda que outra das preocupações do Teatro Amador de Pombal, que completa 42 anos de actividade, é contemplar vários públicos, pelo que um dos espectáculos vai reunir idosos e estudantes.

O arranque desta edição do Festival de Teatro de Pombal acontece este fim-de-semana com três companhias a levarem teatro a cinco freguesias do concelho. Os espectáculos começam na sexta-feira (2), pelas 21h30, com Historioscopio – Teatro de Marionetas a subir ao palco do salão da Filarmónica Vermoilense para apresentar a peça “João Pateta”. No dia seguinte (sábado, 3), pelas 21h30, é a vez do salão da sede da Junta de Freguesia de Pelariga receber a mesma companhia com o mesmo espectáculo. À mesma hora de sábado (3), o TAP apresenta “Lusíadas?”, no Salão Polivalente de Almagreira.

O programa prossegue no domingo (4 de Março), pelas 17h00, no auditório da Junta de Freguesia de Abiul com Historioscopio – Teatro de Marionetas a levar à cena mais uma vez “João Pateta”. Também às 17h00 de domingo (4 de Março), o evento chega ao Parque Social do Cabeço, freguesia do Carriço, com o Grupo de Teatro Amador de Almagreira (GATA) a apresentar a peça “Confrontos”.

Terminada a rota pelas freguesias, o Festival de Teatro de Pombal inicia a digressão pela cidade com António Raminhos a apresentar “O melhor do pior”, no Teatro-Cine, pelas 21h30 de 10 de Março. No dia seguinte (domingo, 11 de Março), pelas 17h00, o Teatro-Cine volta a ser palco de mais um espectáculo, desta feita “Projecto Secreto – episódio 1” da companhia Radar 360º, que volta a levar à cena a mesma peça numa sessão destinada ao público escolar, que acontece a 12 de Março, pelas 10h30, no Teatro-Cine. Os espectáculos regressam ao Teatro-Cine no dia 15 de Março, pelas 14h30, desta feita para uma sessão destinada à comunidade sénior e escolar, que poderão assistir ao “Sítio”, apresentada pela Companhia da Chanca. O Teatro-Cine despede-se desta edição do festival com a peça “Bamba Vamba Wamba”, apresentada pela ESTE – Estação de Teatro, no dia 16, pelas 21h30.

No encerramento de mais uma edição, o festival chega ao Jardim do Cardal, nos dias 17 e 18 de Março, pelas 17h00, com o grupo alemão Teatro Só a levar à cena as peças “Sómente” e “Sorriso”, respectivamente. Tratam-se de “espectáculos destinados a todos os públicos e de entrada livre, que falam na problemática do envelhecimento e do isolamento, da solidão e do amor”, informa a organização.

“O responsável da companhia é o português Sérgio Fernandes, que está a trabalhar na Alemanha. Trata-se de poesia visual, sem palavras, apenas com gestos e emoções. São dois espectáculos diferentes, de rua, com andas e máscaras”, esclareceu Humberto Pinto.

O Festival de Teatro de Pombal integra ainda uma oficina criativa, no sábado, na Biblioteca Municipal, onde os participantes são desafiados a construir uma marioneta inspirada nas personagens do livro “História do caracol que descobriu a importância da lentidão”, de Luís Sepúlveda.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM